O futebol é a nossa praia

2 de outubro de 2014 por     10 Comentários    em: Notícias, O futebol é a nossa praia

Praia0007a

 

“O futebol é a nossa praia”

Esse é o título de um projeto em andamento voltado para a história do futebol de praia na cidade de Santos com a parceria entre o Sesc-Santos e a TV Tribuna e com a colaboração e assessoria de Gigi Prieto, atleta, dirigente e historiador conceituado desse esporte e Jair Siqueira historiador do futebol de várzea. O objetivo a ser alcançado desencadeará uma série de atividades na cidade a partir do mês de Novembro, entre elas uma exposição no Sesc Santos, um documentário feito pela TV Tribuna, jogos amistosos de futebol na Arena do Gonzaga envolvendo alguns times da fase áurea na categoria veteranos e um jogo veteranos do Santos contra uma seleção formada por jogadores paulistas, debates, lançamento de livros, homenagens a personalidades com destaque no futebol de praia e mais algumas atividades ainda sendo estudadas.

Este texto vai divulgar o primeiro passo desse evento. O jornal A Tribuna dessa sexta feira e a TV Tribuna no programa Tribuna Esportes vão mostrar matérias sobre esse projeto.

Você quer ajudar a contar a linda história do futebol de praia de Santos? A oportunidade está chegando. No próximo dia 8 de outubro, às 19h30m, o Sesc vai abrir as portas para ex-jogadores, técnicos, dirigentes e técnicos, com mais de 50 anos de idade, que viveram os dias de glórias do futebol na beira-mar. A iniciativa dos esportistas GIGI, que fez história nos principais times da cidade, e de JAIR SIQUEIRA, o guardião da várzea, que sempre fazem questão de preservar a história da cidade, ganhou o apoio imediato de Luís Ernesto Figueiredo, o Neto, gerente do Sesc, Santos e da TV Tribuna para um grande acontecimento da modalidade. 

O evento, com exposição de fotos, apresentação de um documentário, palestras e lançamentos de livros sobre esportes, vai acontecer em novembro, mas este encontro inicial, dia 8 de outubro, quer reunir todos que acompanharam de perto os campeonatos mais disputados e o desfile de craques em toda extensão da nossa praia. 

Da fundação da liga, aos famosos campeonatos, até os famosos jogos de confraternização. A intenção principal dos organizadores é fazer uma grande homenagem ao futebol de praia e seus personagens mais ilustres. Não perca, neste dia 8 de outubro, na Comedoria do SESC, na Rua Conselheiro Ribas, 136, bairro da Aparecida, em Santos.

Compareça, traga uma foto, uma camisa, bandeira ou qualquer recordação do seu time de praia. Você também faz parte dessa história”.

10 Comentários + Comente

  • Parabéns espero poder colaborar de alguma forma ,com fotos do Vahia de Abreu e relatos tb como dirigente e jogador de futebol de praia quando o Vahia de Abreu se sagrou campeão do primeiro torneio de futebol de praia feito pelo jornal A tribuna.

  • BÔNE, do BOM RETIRO,jogou muito no futebol de praia.

  • Quero parabenizar Jair e o Gigi por aparesentar por mais essa iniciativa, mostrando como era nas tardes de sabado o futebol de Praia com grandes jogos do José Menino até o Canal 6. Eu Walter da Silva – Badá, Na minha adolescência posso orgulhar-se de ter sido convidado para jogar em alguns clubes, como também na Várzea tive o privilégio de fazer parte da historia do XI – Santista do Macuco, considerado o “Dream Time” da época, jogando ao lado de Mica, Chico, Oreco, Ari, Zé Carlos, Osni, Pinduca, Justo (Goleiro) e tantos outros craques de nossa várzea. Em 1969 na praia fui convidado pelo meu amigão de quartel Chico, para também fazer parte da historia do Cruzeiro Praia Clube, onde que fizemos a final com o Democrático Atlético Clube, e ganhamos de 1 x 0 fomos que sagramos “Campeão de Inverno de 1969”., o nosso time das tardes de sábados era imbatível jogávamos por musica, onde que tínhamos os melhores atletas da praia como: Justo, Dico, Tomaz, Batistela, Tókio e Mica, Ricardinho, Pinduca, Luisinho, Zé Carlos e Badá, e outros,. Destaco nesse período um grande amigão, tanto no XI Santista do Macuco, como no Cruzeiro Praia Clube, PITICO, meia direita, que jogou no Santos na década de Pele e Cia. Também participei do TORNEIO CRONICA ESPORTIVA no período de 04 de julho a 01 de Agosto de 1970, onde fui Campeão pelo Grêmio Internacional (antiga Sapataria Internacional), mais uma vez a final com o Democrático Atlético Clube, no tempo normal 1 x 1 (2-1 pênaltis). Nesse período, mais precisamente no final do ano de 1970, tive que deixar a família e os amigos, para um desafio na minha profissional, recebendo um convite de transferir para Brasilia-Df, onde estou até hoje. Nessa cidade constitui uma bela família, casado há 40 anos. Eu tenho fotos e comentarios no site do GIGI. Obrigado um forte abraço que Deus te ilumine.

  • Parabéns pela iniciativa,também tive a oportunidade de participar do campeonato de praia(na oportunidade o extinto jornal Cidade de Santos fazia a divulgação),chegando a ser campeão invicto pelo segundo quadro da equipe do Arsenal(equipe comandada pelo saudoso Tisco, irmão do Ozório ex-profissional AAP),a final foi disputada em frente a fonte luminosa do Gonzaga contra a forte equipe do Flórida do Macuco.Sds Alvaro.

  • Oi gigi, tenho guardada a faixa de campeão do Náutico praia clube de 1969, que pertencia ao Grilo.Está à sua disposição. abs. Digelza.

  • Oi gigi, tenho guardada a faixa de campeão do Náutico praia clube de 1969, que pertencia ao Grilo.Está à sua disposição. abs. Digelza.

  • PARABÉNS GIGI PELA INICIATIVA.
    Enquanto existir pessoas assim como você a varzea santista não acabará jamais.

    Eu sou SOUZA, jogamos juntos e fomos campeões pelo LANUS, o nosso técnico era o EMIDIO (portugues) já falecido.

    Joguei contra você na PRAIA, eu no GREMIO HAC (HOSPITAL ANA COSTA) e ORQUIDARIO você em alguns grandes clubes como o NAUTICO.

    UM GRANDE ABRAÇO,

  • Parabéns Jair Siqueira, Gigi e Sesc Santos pelo projeto de resgatar a memória do futebol de areia.
    Armandinho (lateral esquerdo do Apolo A. C. campeão em 1971). Boas lembranças……

  • DEIXEI COM O CECIL, NA ORDEMAQ, ALGUNS RECORTES DO JORNAL CIDADE DE SANTOS, NOS IDOS DE 1972, AONDE ATUEI NO ALVORADA PELO CAMPEONATO 'DENTE DE LEITE'

  • Brilhante iniciativa

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online