Itapema Futebol Clube completa 100 anos de existência

11 de novembro de 2015 por     1 Comentário     em: Notícias
Itapema Futebol Clube completa 100 anos de existência

Itapema Futebol Clube completa 100 anos de existência

No ano de 1902 o futebol foi introduzido no cotidiano do povo de Santos. A partir daí muitos clubes foram fundados para o desenvolvimento e a pratica desse esporte na nossa região. Do outro lado do nosso Estuário, precisamente no dia 11 de novembro de 1915, no bairro do Itapema, Distrito do Guarujá, era fundado o Itapema Futebol Clube, que na data de hoje está a completar cem anos de vida. Centenário esse dedicado ininterruptamente ao futebol amador e ao futebol varzeano.

Cem anos de existência representam uma longa história no futebol varzeano, de muitas vitórias e muitos títulos, vários deles inesquecíveis. No início de sua vida, o Itapema F.C. disputava os campeonatos de futebol promovidos pelas ligas de Santos. Em 1922 foi vice-campeão do Torneio promovido pela Liga Suburbana de Esportes Atléticos, enfrentando na final o Ypiranga A.C. do bairro Vila Hayden em Santos. A Taça Fidalga desse Torneio está sob a minha guarda visando exposição em eventos do futebol de várzea.

Já em 1928, sagrou-se campeão do Torneio promovido pela Liga Amadora de Futebol. Em 1970 foi campeão Amador do Litoral, competição promovida pela Federação Paulista de Futebol vencendo a A.A. Portuários de Santos por três gols a um. Conseguiu com os seus quadros vários títulos nos certames promovidos pela Liga Santamarense de Futebol Amador.

Além dos títulos conquistados no gramado, o Itapema F.C. através de seus muitos associados e admiradores, venceu com 43 mil votos o concurso para a escolha de “O clube mais popular da Cidade”. Em 1948 também recebeu o título de “O clube mais querido da Cidade”. Nos dias de hoje é conhecido carinhosamente como “Vovô da Ilha”.

Muitos atletas saíram do Itapema Futebol Clube para o futebol profissional. Celso Gavião foi para o Porto, Marcelo Passos para o Santos, Maurinho e Mingo para a A.A. Portuguesa, o centro avante Gerson para o Internacional de Porto Alegre e nos anos 40/50/60 Tanga, Afonsinho, Daltro, Jorge, Luis Gama e Rubens entre outros.

Presidida atualmente por Carlos Renato Borges, a equipe tem as cores vermelho, azul e branco nos seus uniformes.

Hoje 11 de novembro de 2015 estás a comemorar o Centenário. Quem sabe aqueles jovens que lá atrás fizeram nascer o Itapema Futebol Clube, estejam onde estiverem, estarão a bater palmas junto com todos aqueles que em todos esses anos ajudaram a manter viva a chama da sua existência.

Feliz Centenário, Itapema Futebol Clube.

1 Comentário + Comente

  • Em nome do Pombal FC, venho respeitosamente Parabenizar o Itapema Futebol Clube em nome do Presidente Carlos Renato que sempre nos acolheu em jogos amistosos com muito carinho e respeito, por isso, desejamos que esta data se repita por muitos e muitos anos…o Itapema Futebol Clube é, e, sempre será merecedor do nosso respeito..Parabéns!!!Parabéns!!!!

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online