Inauguração do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara

6 de março de 2010 por     1 Comentário     em: Notícias

Prezado Jair Siqueira,

No próximo dia 10 de março às 19:00 hs estaremos inaugurando o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, localizado na Arena da Fonte Luminosa.

Gostariamos que divulgasse isto e, com certeza, sua presença no evento.

Este nosso Museu dispensará especial atençao à Ferroviária, porém não esqueceremos o nosso futebol amador e outros esportes.

Aproveito este para encaminhar-lhe artigo de minha autoria que expõe o novo Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

A origem deste Museu está intimamente ligada ao nosso abnegado Paschoal Gonçalves da Rocha, figura que há muito tempo se dedica a recolher fragmentos de nossa história esportiva.

O Museu vai além, buscando reunir não só as fotos e objetos recolhidos pela Sala de Reminiscências Esportivas, mas, também, outros acervos e coleções públicas e particulares. Tudo, com o cuidado necessário, para que não se percam ou se danifiquem acervos importantes.

Este Museu tem a preocupação de ter uma apresentação museográfica que esteja de acordo com a importância que nosso Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros” – Arena da Fonte, alcança.

Desde o final de 2008 a Prefeitura Municipal fez um contrato de Prestação de Serviços com o sr. Paschoal, pelo qual foi cedida para digitalização o acervo da Sala de Reminiscências Esportivas. Agora este contrato está em fase de renovação.

A política a ser adotada é a de abertura pela Prefeitura Municipal do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, na Arena da Fonte, focando a história do esporte em nossa cidade, e também a manutenção da Sala de Reminiscências Esportivas, instituição privada, dirigida pelo sr. Paschoal Gonçalves da Rocha, que conta com o apoio público.

Colocando-me a Vossa disposição saúdo-o.

Um grande abraço,

Domingos Carnesecca Neto
Coordenador Executivo de Preservação do
Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara

___________________

Show de Bola: o novo Museu do Futebol !


Nossa cidade inaugura, neste mês de março, pelas mãos do Prefeito Marcelo Barbieri, o Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, instalado no histórico estádio da Associação Ferroviária de Esportes, hoje recuperado pelo município e denominado Estádio Municipal “Dr. Ademar de Barros” – Arena da Fonte.

Este museu, constituído a partir do acervo de fotos e objetos da Sala de Reminiscências Esportivas, mantida, com diversas contribuições públicas e privadas, tem grandes desafios pela frente.

Inicialmente é importante destacar o empenho pessoal do senhor Paschoal Gonçalves da Rocha que, vem mantendo esta sua Sala com grande abnegação. Porém, a não utilização de métodos adequados para a guarda e conservação de fotos e objetos e a inexistência de catalogação do acervo, está levando a perda e a destruição da memória do esporte araraquarense. Parte já se perdeu pelo caminho, mas é possível, ainda, salvar um rico acervo e estabelecer novos parâmetros para a ampliação desta coleção.

A idéia que norteou a criação do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara é a de englobar novos acervos, e não só uma cópia digitalizada da coleção existente.

Além das fotos, recuperadas digitalmente, e dos objetos, expostos em segurança, o museu terá um acervo áudio-visual, disponibilizando tudo isto para pesquisas de quaisquer interessados.

Os objetivos do museu são: a) salvaguardar e aprofundar conteúdos relacionados ao futebol e aos demais esportes, recuperando as memórias para propiciar a pesquisa histórica; b) valorizar os registros da prática do esporte nos âmbitos profissional e amador; c) comunicar ao público os conteúdos, sob a forma de exposições, palestras, cursos, oficinas, eventos, publicações e ações educativas; e d) tornar públicas e acessíveis, as reflexões acerca da história do futebol e dos demais esportes em Araraquara.

No Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, instalado numa sala com 140 m2 de área foi pensada a exibição do acervo baseado em cinco eixos temáticos: Ferroviária, Futebol Amador, Outros Esportes, Cronistas Esportivos e Arquitetura do Esporte.

Além das exposições, com mostras permanente e temporárias, haverá espaço para a prática do futebol de botão, ou futebol de mesa, e para a exibição de filmes e vídeos de jogos e eventos esportivos.

A importância de um Museu do Futebol e Esportes de Araraquara podem ser aferidos nas palavras do Governador José Serra que, destacou, na inauguração do Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo, que o principal objetivo é multiplicar a idéia pelo Brasil, para que outras cidades e estados também organizem espaços semelhantes:

“Todos os museus poderão tomar como referência o que foi feito aqui e fazer até melhor porque já terão uma base, uma referência”

Segundo, ainda, o governador, o surgimento de outros museus do esporte favorecerá o intercâmbio:

“Em Santos teremos o Museu Pelé, para o qual o Governo do Estado cedeu o prédio e está ajudando. O Museu Pelé vai enriquecer o do Pacaembu e vice-versa”.

Esta é a idéia: um museu moderno, inclusivo, dinâmico e público.

1 Comentário + Comente

  • bem legal ja fui no museu de futebol no passeio da escola foi bem legal.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online