Homenagem ao projeto Várzea Santista

093a

O projeto Várzea Santista foi homenageado em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Santos em 06 de Maio de 2014 com a outorga de uma placa, conforme Decreto Legislativo nº 01, de 06 de Fevereiro de 2014 de autoria do vereador Marcus de Rosis.

O que é o Projeto Várzea Santista:

É um conjunto de ações tomadas para recuperar e manter viva a memória da história do futebol de várzea de Santos. Quatro ações estão em pleno andamento:

1- Museu virtual– na internet o www.varzeasantista.com mostra a história de centenas de times, seus uniformes, cores, distintivos, histórico com datas, bairros e ruas de suas fundações. Conta com um grande acervo de fotos desses times, com mais de 1500 já postadas e 1000 ainda inéditas em seu arquivo. Mostra também muitas matérias sobre o futebol de várzea exibidas em programas de Tevês da nossa região.

2- Nas redes sociais o projeto também está no facebook/varzeasantista sempre postando algumas dessas 1000 fotos ainda inéditas no site.

3- Exposição de fotos “O Guardião da Várzea”. Essa exposição montada no Museu de Vaney em 2010 e no Clube de Regatas Vasco da Gama em 2012 teve muito sucesso e repercussão na cidade e tiveram a presença de milhares de visitantes. Mostra 350 fotos de mais de duzentos times que existiram em nossa cidade.

4- Dia do futebol de várzea de Santos. Trata-se uma festividade comemorada sempre no dia 1º de Maio objetivando reunir os adeptos e antigos jogadores, dirigentes, torcedores dos times da nossa várzea. Nessa data acontece um festival com seis jogos e os times convidados são tradicionais na cidade. Homenageamos sempre alguns veteranos com o troféu “Personagem do futebol de várzea de Santos”. Os homenageados são pessoas com mais de 70 anos e que participaram ativamente na várzea, seja como jogador, dirigente, torcedor.

Mais duas ações ainda estão em estudo, termos um Museu da Várzea de Santos e um livro sobre a história do futebol de várzea de Santos.

1 Comentário + Comente

  • Jair , parabéns você é merecedor desse reconhecimento por sua dedicação e trabalho árduo para se manter uma várzea cada vez mais viva. Você bate um “BOLÃO” .

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online