Festival do Juventude

9 de fevereiro de 2010 por     6 Comentários    em: Notícias

O E. C. Juventude de Nova Cintra comemorou neste final de semana quarenta anos de sua fundação.  Para participar de suas festividades convidou varias das melhores equipes em atividade na Baixada Santista, e incluiu o que se transformou na maior atração do programa, a reedição de um dos maiores clássicos do futebol varzeano da cidade de Santos nos anos 70, o E. C. XI Santista do Macuco, comandado por Carvalhal e Caixote contra a equipe do E. C. Pátria, comandada por Borracha.

As duas equipes reuniram para essa partida os melhores jogadores ainda em atividade, todos com idade acima de 50 anos conforme o combinado, entre eles vários ex-profissionais dos times da cidade, o que se configurava como um jogo de altíssima qualidade. Grande público compareceu ao evento e saíram satisfeito com o bonito jogo apresentado pelos dois times, com os gols acontecidos, por belas jogadas de ambas as equipes, mesmo com o forte calor reinante durante a partida. Outro fato contribuiu para a beleza do espetáculo: o gramado do Juventude após cinco meses de reforma estava impecável, melhor que o de muitos times profissionais do Brasil.

O Jogo:

Os times iniciaram o jogo com a seguinte formação:

XI Santista – Nelo, Pedrinho, Beto, Durval e Mancha; Riva, Apeles e Julio Cesar; Ferrugem, Pipoca e Zé Luis.

Pátria – Buda, Marcio, Joãozinho, Neto e Taveira; Jovenil, Toninho Oliveira e Veiguinha; Borracha, Adilson Branco e Rached.

5 min.  – Zé Luis faz o primeiro gol do jogo, XI Santista 1X0

8 min.  – Rached faz bonita jogada pela direita, invade a área e cruza para Toninho Oliveira empatar 1X1

19 min. – Ataque do XI pela direita, Ferrugem recebe de Zé Luis e chuta forte, a bola cruza a frente do gol com muito perigo

22 min. – Ataque perigoso do Pátria: Mancha faz falta em Borracha; Jovenil lança alto para a cabeçada de Rached mas o goleiro Nelo de soco salva o XI de levar o gol

25 min. – Gol do XI Santista; Apeles faz um bonito lançamento para Pipoca que invade a área ameaça chutar e dribla Gilberto que acabara de entrar no lugar de Marcio contundido, arruma para o pé direito e chuta no canto de Buda, XI Santista 2X1

Em desvantagem o Pátria modifica o time entrando De Vaney e Cenourinha nos lugares de Borracha e Veiguinha

29 min. – Gol do Pátria; ataque pela esquerda, Taveira cruza alto na área, Durval não alcança de cabeça, a bola sobra livre para Rached dominar, driblar e ser derrubado por Nelo. Pênalti que Jovenil bate e empata o jogo; 2X2

2º Tempo

As equipes reiniciaram o jogo com varias modificações

XI Santista: Nelo, Pedrinho, Niltinho, Sérgio e Osni; Riva, Vicente e Julio Cesar; Mesquita, Pipoca e Adilsinho (Lupercio).

Pátria: Edson, Xaxá, Gilberto, Neto e Everaldo; Edgar (Brecha), Cenoura e Adilson; Rached, Brenguere e De Vaney.

O Pátria começou melhor o segundo tempo e logo aos dois minutos, numa falha da defesa do XI, De Vaney pegou a bola livre de marcação, demorou e chutou em cima de Niltinho , a bola voltou para ele que chutou por cima do gol. Aos 15 minutos nova chance de gol para o Pátria: em linda jogada,  Toninho Oliveira  fintou dois zagueiros e lançou Rached pela direita avançar e chutar forte acertando a trave esquerda de Nelo.

Como o Pátria dominava o jogo, Carvalhal colocou em campo Pio, Zé Luis, Emilinho e Ferrugem. As modificações feitas equilibraram o jogo e aos 18 min. num contra ataque pela direita Julio Cesar lança Pipoca que passa por Everaldo em velocidade e cruza para Pio que acompanhava o lance, livre de marcação concluir para o fundo do gol; XI Santista 3X2.

Aos 21 min. em novo contra ataque Ferrugem lança pelo alto Zé Luis que invade a área e chuta forte rasteiro, XI Santista 4X2

No final a festa foi do XI Santista com seus jogadores abraçados em circulo saudando com suas palavras a vitoria em campo.

Resultados dos demais jogos do Festival:

Muvuca                      3X2           Vai Quem Quer      (Livre)

Pérola Negra              1X2           Itapema                 (50 anos)

G. Estivadores             2X1           Ouro Preto            (40 anos)

Breke                           2X1            Vila Progresso       (Amador)

Canto do Rio              1X4            XI da Vila               (Amador)

Juventude                   5X2            Fátima                     (Amador)

Juventude                   3X2            Paulistano               (40 anos)

Juventude                    2X1            Jardim Casqueiro  (35 anos)

Bandeirantes               2X1            Boa Família            (40 anos)

Largo São Bento         1X3            Dale Capela            (Amador)

Juventude                   1X3             Galo F. C.                (Amador)

6 Comentários + Comente

  • jair legal saber que ja algum tempo que voces estao revivendo o futebol de varzea e os nossos craques ,parabens estamos de olho no site. lembro -me tambem do antigo jornal da varzer que cobria os jogos de sao vicente e redondesa a muitos anos atras um abraço .

  • parabens jair,
    foi muita emocao, sao eventos como estes que a gente chega a conclusao que o que tem maior valor na vida o dinheiro nao compra.
    só como detalhe o mascote de bermuda amarela na foto do amado onze santista é meu neto querido enzo cecil.
    valeu.
    cecil ribeiro

  • (Jair Parabens) Muito legal reviver a nossa varzea com todas aquelas feras dentro e fora do campo. Só um detalhe, igual aos nossos veteranos não existe mais, por isso quem viu viu, quem não viu….. sinto muito. Um abraço…..

  • (Jair meusParabens) – E muito legal, reviver todas feras do meu XI Santista no campo, dando um chocolate como nos velhos tempos, e uma pena que estou muito longe mais quem sabe ainda nesse ano, vou estar também tocando numa bola e além do mais, igual aos nossos veteranos não existe mais, por isso quem viu viu, quem não viu….. vai ficar na saudade, sinto muito. Um abraço….. B A D Á

  • jair ao rever as fotos do time de aspirantes do barreiros me senti orgulhoso pois além de termos tido um dos melhores aspirantes da baixada, sei que varios jogadores da varzea gostariam de ter tido o prazer de fazer parte de uma equipe campeã como era a nossa, pois eramos quase imbativel em santos. além de que quase todos os jogadores´poderiam formar em qualquer primeiro quadro da baixada. chegamos a ficar 59 partidas invictas, sendo quebrada pelo aspirante do ouro preto 2×1. num jogo atipico que você vai jogar o dia todo e não vai ganhar.cumprimento a todos meus companheiros que fizeram parte desta grande equipe do barreiros:PELADO,BARUEL,CALÃO,BETITA,RASPADA,LICA,SERGIÃO,XEREU,MESSIAS,CELSINHO, NILTINHO, TONICO, ALVARO, BETÃO, BRENGUELI, TONINHO BODINHO, DARIO,VALTINHO, SALCHICHA, FALECIDOS:ZOINHO,BABI,BUDA,PAULO PERU,AGENOR,DIRETORES;RATO,ZÉ MANINHO,SERGINHO,TREINADOR CARLOS GOMES. E MUITOS OUTROS QUE NÃO ME LEMBRO AGORA. OBRIGADO JAIR POR AJUDAR-NOS A MOSTRAR A TODOS OS INTERNAUTAS O QUE FOI A VARZEA SANTISTA. PARABENS

  • Jair…Gigi…

    Voces estão de parabens e com certeza continuaremos a relembrar cada vez mais do Futebol de Varzea com este trabalho de voces em todos os sentidos com muita emoção e entusiasmo, revendo eternos craques de bola tando do passado, do presente e com certeza no futuro promissor. Sinceramente foi com muita alegria e satisfação que aceitei o convite para prestigiar este evento e outros que me convidarem em prol do nosso Futebol Varzeano, Master, Principal e até nas camadas mais Jovens.
    Por isso os meus sinceros e graciosos PARABÉNS pelo SITE.
    PIPOCA

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online