Dia do Futebol de Várzea 2011

3 de maio de 2011 por     4 Comentários    em: Notícias

Aconteceu dia primeiro de Maio o 1º Festival denominado Dia do Futebol de Várzea de Santos, no Clube de Regatas Saldanha da Gama.

Com a finalidade de resgatar uma tradição do saudoso futebol varzeano, reunimos tradicionais times que fizeram história nesse esporte, o mais praticado pela população durante décadas, na época em que existiam mais de oitenta campos de futebol espalhados pela cidade. Para assistir aos jogos centenas de pessoas estiveram no local, num clima festivo, alegre, de grandes recordações, onde o que mais se ouvia eram palavras de elogio pela realização desse evento.

Dentro de campo, muitos senhores, alguns com mais de sessenta anos, dando um trato na bola, com dribles e jogadas de efeito, passes de trivela, matadas no peito, cabeceio, lindos gols como faziam quando eram jovens.  O corpo de cada um já não é o mesmo da juventude, mas o pensamento rápido, o toque na bola com sutileza, isso não desapareceu no espetáculo.

Dentre os times convidados, o São Paulo F. C. do bairro do Macuco, que não fazia um jogo há mais de 40 anos, disputou com seus remanescentes veteraníssimos, uma partida contra o Yale, time ainda em atividade, na mesma categoria de idade. O resultado de 1X1 premiou a bela apresentação desses sessentões, muito elogiada pelo público presente.

Campeões varzeano da cidade nos anos 60 e 70, os times do Barreiros, Pátria, XI Santista e Flórida também fizeram dois bonitos jogos na categoria veteranos 50 anos. Os resultados: XI Santista 2X0 Flórida e Barreiros 3X1 Pátria. No ultimo jogo, na categoria veteranos 35 anos o Juventude de Nova Cintra numa bela jornada goleou um time que representava o Morávia, por sete a zero.

O sucesso conseguido nesse evento, haja vista a cobertura realizada pelos jornais A Tribuna e Expresso Popular e pela TV Tribuna, programa Corpo em Ação dos dias 01 e 08 de Maio de 2011 (veja reprodução das matérias no site www.varzeasantista.com) e pelo Programa Radar Esportivo da TVCOM possibilitará a realização de novo evento no ano que vem.

O vereador Arlindo Barros presente nessa festa, criou um projeto de lei e o dia primeiro de Maio vai se tornar no calendário oficial do município, o Dia do Futebol de Várzea.

 

4 Comentários + Comente

  • Jair,parabéns pela iniciativa de reunir varios amigos da varzea e trazer a midia para cobertura desta realizaçao. o time vencedor foi a tua familia, que confiou em voce e te apoiô. muito obrigado joguei e revi varios colegas.um abraço

  • para.bens jair a festa foi muito boa do dia 01/05/11 so faltou a foto do barreiro

  • Jair,

    Belíssima festa!! A nossa várzea precisa de abnegados como você.

    Parabéns!!!

  • Bom Dia.
    Caro Jair.
    Fiquei muito contente com mensagem que voce colocou abaixo da minha foto, em destaque a minha pessoa. Quero desde já dar meus parabens pela sua iniciativa de divulgar com muita clareza a nossa antiga varzea, e pelo visto, continuará por muitos e muitos anos. Também fiquei muito contente em rever meus velhos colegas de varzea. Mais uma vez, meus parabéns por essa iniciativa, que sabe tão breve irei conhece-lo pessoalmente para lhe dar um forte abraço. BADÁ

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online