A VÁRZEA DE SANTOS TERMINOU, MAS NÃO PODE SER ESQUECIDA

3 de maio de 2008 por     3 Comentários    em: Notícias

fetivalflorida2.jpg

A data 1º de Maio, festiva para o trabalhador brasileiro, também sempre foi especial para os esportistas da cidade de Santos. Antigamente muitos eventos esportivos aconteciam em 1º de maio, tais como os Jogos Esportivos Operários, disputados em diversas modalidades pelos trabalhadores das industrias e do comércio, torneios internos das seções da Cia. Docas de Santos, disputados na A.A. Portuários de Santos da rua Xavier Pinheiro 62, e os famosos festivais de futebol promovidos por clubes aniversariantes da nossa várzea, clubes como o C.R. Flórida, Vila Santista F.C., Jaú F.C., Vila Hayden F.C., 1º de Maio A.C. e nos domingos seguintes o Praia F.C., Pará F.C., Osvaldo Cruz A.C., E.C. Amor e Glória, Vasco F.C., Amazonas F.C. e outros.

Neste dia os campos de futebol eram enfeitados com bandeirolas de papel de seda coladas em barbante e amarradas em bambus em toda a sua volta. O programa festivo era longo, convidava-se os times vizinhos para participarem, e para agradarem seus inúmeros sócios aconteciam os jogos CascasXCascões, quadro extra, 2º e 1º quadros. Na prova de Honra o aniversariante estreava uniforme novo, bola Drible novinha em folha e para não correr o risco de perder o troféu em disputa, convidava sempre um adversário do mesmo nível. Para a partida semifinal a coisa pegava, eram convidados sempre os melhores times, jogos de grande rivalidade, certeza de casa cheia. Naqueles tempos, era difícil para quem só ia assistir aos jogos, escolher em qual festival iria comparecer.

Dia 1º de Maio de 2008, dois eventos simultâneos, acontecidos no Brasil F.C. nos lembraram daqueles tempos. De um lado clubes vizinhos, São Paulo, Vila Liberdade e Vila Santista, se confraternizaram durante todo o dia em homenagem aos 55 anos de fundação do Vila Santista F.C., tradicional time do bairro do Estuário. Houve até um jogo de futebol, com os atletas todos na categoria +60. E como foi bonito ver em campo tocando a bola com muita categoria, jogadores como o Durval, Jair Catarina, Lupércio, Hélinho Vita, Beto Ranheta, Patinho, Melado, Dodô e outros. Por contusão (problema de junta) não participaram grandes nomes como o Edmar, Ednir, Deodato, Darci, Nelson Olegário, Miltona, Palmeirinha, Estopim. O resultado do jogo? Esqueça, não havia rivalidade em campo, era tudo pelo prazer de pisar novamente naquele gramado espetacular, constante em toda a nossa juventude.

O outro evento, sensacional, festival de aniversário de fundação do C.R. Flórida, onde aconteceram quatro jogos todos categoria +40 com tradicionais nomes como Barreiros, Paulistano, Juventude, Meia Bola, Brasil F.C., Sindicato da Estiva, Turma 6 da Estiva e o anfitrião C.R. Flórida. Grande público assistiu jogos onde os troféus foram disputados com muita rivalidade, respeito mútuo entre os atletas, todos muito conhecidos na nossa várzea. Parabéns aos vencedores. Do lado de fora uma grande churrascada franqueada a todos durou todo o dia. Parabéns aos organizadores Guilherme e De Maria pela bonita festa que realizaram, aos diretores do Brasil F.C., pela cessão do espaço.

Como sugestão, para quem organizar novos eventos como estes, embandeirem os campos como antigamente, nos morros ainda tem muito bambual, a festa vai ficar muito mais bonita. A várzea santista praticamente acabou, porém ela nunca deve ser esquecida.

1.jpg 2.jpg3.jpg4.jpg4florida.jpg4turma6.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg14.jpg15.jpg16.jpg17.jpg18.jpg19.jpg20.jpg21.jpgfetivalflorida.jpgGigi e Jair9.jpg

3 Comentários + Comente

  • Grande Jair execelente seu trabalho quanto tanto ao do Gigi,precisam se unir pra ficar melhor o trabalho.Alemão do São José. Abraços.

  • Parabens pelo seu trabalho em prol das memorias do futebol amador da VARZEA SANTISTA.

    Jair;um abraço: Lourenço.

  • Pessoal da varzea. Nosso próximo encontro de confraternização será dia 27 de Setembro 2008 no Brasil F.C. a partir das 11 horas. Convite R$ 15,00. Informações com Jair tel. 97230134. Abraços.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online