Vila São Jorge S.E.

17 de fevereiro de 2012 por     24 Comentários    em: Equipes, Vila São Jorge S.E.

Corria os anos 50 e mais um loteamento em Santos se consolidava trazendo de todas as partes da cidade novos moradores para a conquista de um grande sonho, construir a sua casa própria. Nesse loteamento surgia mais uma Vila entre tantas que já existiam na cidade, a Vila São Jorge, localizada entre as encostas do Morro da Nova Cintra até a famosa Linha 1 do bonde.  Seus novos moradores necessitaram fundar um time de futebol para garantir a pratica do esporte que estava no auge e garantir o lazer e o entretenimento da comunidade nos finais de semana.

Em 08 de Novembro de 1956 surgiu a Sociedade Esportiva Vila São Jorge com o seu uniforme azul e branco e o distintivo tradicional do Santo montado no cavalo branco espetando sua lança no dragão. Os adversários quando iam jogar lá enfrentavam além de um bom time, uma torcida fanática feminina que não dava trégua aos visitantes. Outra característica do jogo, como o campo ficava na divisa com São Vicente costumava-se dizer que o time defendia na cidade de Santos e atacava na cidade de São Vicente, e vice versa. Foi nesse campo e no Vila São Jorge que o jogador Leo, profissional do Santos F.C e E.C. Bahia deu os seus primeiros chutes na bola.

24 Comentários + Comente

  • GOSTARIA DE DESTACAR O EDUARDO QUE JOGAVA MUITO, COM ESTILO CLASICO, JOGARIA EM QUALQUER CLUBE GRANDE DAQUELA ÉPOCA E TAMBEM DE HOJE, MAS PREFERIU OS ESTUDOS, TENDO SE FORMADO EM ODONTOLOGIA. AO PRIMO EDUARDO A NOSSA ETERNA SAUDADES. AO VILA SÃO JORGE S.E. PARABÉNS PELA SUA HISTORIA

  • Ver estas fotos do Vila São Jorge me trouxeram de volta ao passado pois foi lá que tudo começou na minha vida como atleta de futebol,naquela época eu com meus sete anos de idade comecei a frequentar este meio no qual vivo até hoje, e em especial para ver um jogador o Nino grande zagueiro da época.
    Nino,meu pai hoje está apenas no meu coração como lembranças de tempos felizes, obrigado por tudo, e eu agradeço a DEUS pelo pai que ELE me deu

  • É muito legal ver essas fotos do Vila São Jorge e, também,
    ver o Nivio, grande adversário, grande jogador e excelente
    caráter.

  • Foi com muito prazer que pude rever fotos do meu antigo clube no qual eu jogava como goleiro gostaria muito se possivel contato com o pessoal dessa epoca sem mas fica meu agradecimento ate esse momento obrigada RENATO

  • ESSE TIME TEM HISTORIA

  • Ao rever estas fotos fiquei feliz em visualizar o time do bairro onde pude visualizar todos aqueles que ainda estão por merecer uma bela historia. Todos os domingos íamos assistir o time da Vila São Jorge.

  • FUI CRIADO NA V.SÃO JORGE,TIVE A HONRA DEJOGAR NO ANO DE 1967/68, NO TIME COM :EVALDO,WALTER,KIKI,RUI,OURINHOE NELSON BANANEIRO,AMADEU,LAURINHO,LÚCIO,LÉO OLIVEIRA E ROBERTINHO, ESSE TIME QUEBROU 25 PARTIDAS INVICTAS DA S.E. BARREIROS.

  • JOGO HISTÓRICO NA VILA- NOANO DE 1961, NO JOGO ENTRE VILA S.JORGE E E.C.EBANO,O CENTRO-AVANTE POEIRA ,NOPRIMEIRO TEMPO DE JOGO MARCOU 5 GOLS DE FALTA,AO TERMINAR O PRIMEIRO TEMPO OS JOGADORES DO EBÁNO TRAVARAM VIOLENTA BRIGA ENTRE ELES, NÃO RETORNANDO PARA O SEGUNDO TEMPO..

  • Grande vitória do Vila – No ano de 1963 jogando na semi-final do festival do Vila Jockey F.C.no campo do Santa Cecília,contra o 11 Santista do Macuco, venceu por 4 a 1, com grande atuação do ponta Amadeu,formando com; Renato,Z.Luis,Nildo,Torresmo e Nelson,Reles e Jan Jan,Amadeu,Poeira,Nivio e Valdir play Boy.

  • Alguns jogadores que atuaram pelo Vila; Hélio,Léo {pai},Nino,Linense,Madeira,Ilheu,Siciá,Dinho,Mário, Pereira,Guaranito,Nicácio,Roberto Bode,Eduardo(linguinha),Valdir,Nivio,Poeira,Sirí,Tiquinho,Paulo Trevelô,Amadeu,Vieira,Lanzudo,Tomaz,Beraldo,Maurinho,Osvaldo,Calota,Espadão,Virgílio,Jairo,Lúcio, Chiquinho,Silvio Miranda,Nelson,Biju,Trajano,Gamaliel,Bixiga,Nelson Bananeiro,Pisca,Ribeiro,KiKi,Rui,Léo Oliveira,Pacaçá,Betinho Puro-Sangue,Aires,Jovam,Catita,Jezuino,Reles,Jan-Jan,Ari,Natureza,Biquinho,Neca,Torresmo,C.Sainha,Jorge,Mazinho,Zequinha,Taxinha,Renato(goleiro), Renato(meia),Cocada,Batistela,Claudinho,Dimdim,Dico,Nildo,Raul,Maéco,Nenê,Betão,Taíco,Cegonha.etc…

  • A primeira foto acima é do Festival realizado no ano de 1961, contra a forte equipe do Unidos da Vila Galvão de SP. o Vila venceu por 5 a 2,com grande atuação de Valdir que marcou 3 gols,completando Nívio e Poeira.

  • Fato inédito: No ano de 1963, o Vila jogou na Prova de Honra do Botafogo F.C.da R.Torres Homem,perdendo por 1a 0,porém ,o lateral-esquerdo,limitado e violento,com um ponta pé no joelho tirou do jogo o ponta Valdir,colocaram o Bijú que também com uma joelhada nascostas saiu do jogo e por fim colocaram o Foquinha que só jogou 5 minutos também saiu machucado.

  • TRIO DE OURO- Valdir play boy, Eduardo linguinha e Nívio hoje não existem jogadores iguais, não jogaram profissionalmente por opção

  • Vila quebra oTABU- No ano de 1967, sobre o comando do técnico Nívio alvarenga, o Vila quebrou o Tabu de 11 (onze) anos sem vencer a S,E Barreiros,vencendo por 3 a 2, com grande atuação do centro-avante Lúcio, que marcou 2 gols, o Vila jogou com: Jorge Charuto,Ourinho,Kiki,Rui ,Valter e Nelson Bananeiro,Amadeu,Laurinho,Lúcio,Léo e Robertinho — O barreiros formou com Indio,Pedrinho,C.Socó,Ranulfo eValdir,Lídio e Rubinho, Juvenal,Tamico,J,Inguiça e Paulinho.

  • VILA QUEBROU O TABU – No ano de 1967, perante imensa torcida com o bozó do BOTINA bombando,sobre o comando do técnico Nívio Alvarenga,o Vila quebrou um TABU de 11 (onze) anos sem vencer a S,E. Barreiros, vencendo – a, por 3 a 2, com grande atuação do centro-avante Lúcio,que marcou 2 gols, o Vila jogou com: Jorge Charuto,Ourinho,Kiki,Rui,Valter e Nelson Bananeiro,Amadeu,Laurinho,Lúcio,Léo e Robertinho – A S,E, Barreiros jogou com : Indio,Pedrinho,C.Socó,Ranulfo e Valdir,Lídio e Rubinho, Juvenal,Tamico,J.Inguiça e Paulinho. Nesse dia teve festa na Vila.

  • Renato foi omelhor goleiro que passou pelo Vila, era perfeito na saída de gol,sua última partida foi contra o Anglo pelo campeonato de 1965, quando o Vila perdeu por 2 a 1, após o jogo recebeu críticas injustas de um diretor, nunca mais vestiu a camisa do Vila, apesar de implorarem para ele voltar.

  • EXCURSÃO DO VILA À CAMPINAS – No ano de 1959 o Vila foi à Campinas jogar contra o time da Faculdade de Odontologia,onde estudava o Eduardo, eu na época com 9 anos de idade estava lá, o jogo foi realizado no Estádio da A.A. Mogiana,com Eduardo jogando contra o Vila,o jogo terminou empatado em 0 a 0,com grande atuação do centro-avnte Poeira,que esbarrou na nasdefesas do goleiro adversário,um alemão de grande estatura,vestido todo de vermelho,coisa rara na época,no último minuto de jogo ,Poeira disparou uma bomba o alemãode ponta de dedo fez a defesa,Rubens Pinheirode Moraes o popular Piriquito,naépoca presidente do Vila, levantou na arquibancada e gritou esse cara vai ser um péssimo dentista,ele nasceu pra ser goleiro.

  • EXCURSÂO À CAMPINAS – No ano de 1959, o Vila foi à Campinas jogar contra o time da Faculdade de Odontologia,onde estudava o Eduardo,que jogou contra,o jogo foi realizado no estádio da A.A.Mogiana,term inando empatado em 0 a 0, com grande atuação do centro-avante Poeira,que esbarrou nas defesas do goleiro adversário,um alemão de grande estatura com uniforme todo vermelho,coisa rara na época.No último minuto de jogo Poeira disparou uma bomba no ângulo o alemão foi buscar, Rubens Pinheiro de Moraes,o popular e saudoso Piriquito na época presidente do clube, levantou-se na arquibancada e gritou- ësse cara vai ser um péssimo dentista ele nasceu pra ser goleiro!.O vila formou com: Virgílio,Nildo,Dinho,o central não recordo o nome séi que jogava Amazonas F.C.foi de laço, Nelson e Léo (pai),Roberto Bode,Beraldo,Poeira Nivio e Valdirr, (eu com 9anos de idade estava lá).

  • DOMINGO TRISTE NA VILA—- No dia 17 de abril de 1960, o Vila realiza grande Festival Esportivo,a Prova de Honra foi contra a forte equipe do São Paulo F.C. do bairro do Macuco,que contava com grandes jogadores,como: Valter Sena,Edmar,Valdir Ferrugem;Olegário etc…,o São Paulo venceu por 1 a 0 ,por ironia do destino o gol foi marcado pelo Renato,que jogava no Vila,nesse dia não sei o motivo,jogou contra.O Vila formou com: Vitor,Nildo,Nino,Torresmo,Nelson,Léo (pai),Roberto bode,Nívio,Poeira,Eduardo e Valdir.

  • JOGÃO NA VILA – No ano de 1965,pelo campeonato varzeano,jogaram Vila e Grêmio Athie, o primeiro tempo terminou com Grêmio vencendo por 3 a 0,com grande atuação do meia Deodato,porém,no segundo tempo o espetacular ponta-direita Valdir,desiquilibrou,virando o jogo,com o Vila vencendo por 4 a 3,formando com: Renato,Carlinhos Sainha,Nenê,Betão e Jorge,Nelson Bananeiro e Jan Jan,Valdir,Chiquinho ,Nívio e Lúcio.

  • LÉO OLIVEIRA salvou a pátria – No ano de 1969, o Vila com o time completamente renovado,inclusive, a Diretoria, realiza Festival Esportivo,convidando para a Prova de Honra o time do IPIRANGA F.C.,que termina o primeiro tempo ganhando de 2 a 0 dominando a partida, Foram chamar o LÉO,que estava na casa da namorada que morava próximo do campo,entrando no jogo e marcando 3 gols de faltas,e, o Vila venceu ,fformando com: Beico,J.Carlos,Rui,João e Babo,Pacaçá e Taxinha,João Barriga,Nívio II,Miro (Léo) e Robertinho.

  • GOL DE PLACA – Após perder a Prova de Honra, o Vila enfrenta o São Paulo do Macuco,com aquela derrota,atravessada na garganta, o jogo foi uma espécie de revanche, com o Vila vencendo por 3 a 1. com grandes atuações de EDUARDO e NÍVIO,que marcou o terceiro gol de forma espetacular,pegando a bola no meio campo,driblando toda a defesa,inclusive,o goleiro STANLEY,entrando de bola e tudo.

  • INFANTIL DO VILA SÃO JORGE – No ano de l959 é formado o time Infantil,sob o comando do ACASSIO,dono do bar situado ao lado do campo, o time base era: Vírgilio ou Bororó,Maéco,Alemão Juquirí,Fernando (irmão do Calota) , C.Saínha,Arizinho (Portuguesa) ou Nelson Bananeiro,Bexiga,Jairo ou Lino,Pisca,Amadeu e Calota (Pintado), esse time era quase imbatível.

  • Boa Noite sr.Lauro Pereira,Washington Santana…o time ainda continua vivo,no qual sou presidente hoje… Se possível entrem em contato para resgartamos essa história do Vila São Jorge…
    Estamos disputando a Copa Camelo atualmente com o E.C. Vila São Jorge..
    Por favor entrem em contato… 32031323,992099520…..

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online