VILA SANTISTA F.C.

18 de novembro de 2007 por     28 Comentários    em: Vila Santista F.C.

VILA SANTISTA F.C.

Esta agremiação surgiu, devido divergências entre dois grupos do time S.E. Conselheiro Sinimbú, durante a eleição para a escolha da diretoria. Os componentes da chapa derrotada (32×30 votos) sentiram-se prejudicados no processo eleitoral, se afastaram e começaram a articular a criação de um novo clube. Escolheram o nome Vila Santista F.C., devido ao local onde moravam, entre canal 6 e rua Moema e ruas Bernardo Browne e rua Otávio Correa, chamar-se Vila Santista.

Na reunião de fundação do clube, estiveram presentes Belarmino Vieira da Silva, que veio a ser o primeiro presidente, Eleotério Iglesias, Francisco Ruiz Rodrigues (Paco), seu filho Francisco Simal Rodrigues (chiquinho) – na época com 12 anos de idade -, Primitivo Jonas da Silva, Antonio Mendes Serrano, Manoel de Castro, Mario Vieira da Silva e outros. Nesta reunião foi adotada a data 1º de maio de 1953, como de fundação do clube e as cores verde e amarela para seu uniforme.

No início, jogava no campo do Ás Negro F.C., na antiga praça Sinimbú. Seu primeiro jogo foi Vila Santista 1×2 Juvenil Castro Alves, com seu único gol marcado por Galo, cobrando falta. Construiu seu campo em terreno da Cia Docas de Santos, próximo ao canal 6 e paralelo à Linha Forte Augusto. Suas traves vieram do campo do Flor do Norte F.C., que havia sido desativado. Permaneceu no local até meados dos anos 70, quando houve a ampliação do Cais do Porto. Tinha sua sede social na rua Bernardo Browne, esquina com a rua Moema.

Entre seus títulos conquistados na várzea, destacam-se o tricampeonato do torneio de seleções dos bairros, da LFAS e CCE, ficando com o troféu definitivo do torneio. Foi também campeão do 1º Torneio Varzeano José Vaz, onde enfrentou as equipes do Santa Cecília, Escola de Samba Brasil, Cruz de Malta e Botafogo, entre outras.

28 Comentários + Comente

  • AOS MEUS 74 ANOS DE IDADE,FIQUEI MUITO FELIZ EM REVER MEUS AMIGOS DO CLUBE VILA SANTISTA,O QUAL FIZ PARTE DESTA AGREMIAÇÃO,COMO JOGADOR NA POSIÇÃO CENTRAL,ABRAÇO A TODOSE PÁRABENIZO A VÁRZEA SANTISTA,PELO BELO TRABALHO,ABRAÇO.
    MONTEIRO

  • Meu amigo Jair
    Por problemas de última hora, não consegui participar das duas últimas reuniões dos atletas do passado, mas amigos de sempre.
    Encontrei hoje o Brasão que me falou do site.
    Adorei e espero que você continue aumentando o acervo.
    Um grande abraço.

  • JAIR,fico feliz ao rever os nossos eternos amigos atraves do site,desejo a todos um Feliz Natal e que o ano de 2008 seja de muita paz,saude,prosperidade e reencontros.

  • Tenho algumas fotos da várzea santista e estarei enviando pra vocês assim que fizer a tranferencia pro computador, grande idéia de vocês, resgatando a história do futebol santista.

  • olá, atualmente estou fazendo parte da diretoria do vila santista….estamos programando um festival de comemoração aos 55 anos do time, que será no dia 01/05.gostariamos que a equipe do site fosse fazer uma cobertura sobre o festival do vila.mais para frente entraremos em contato com vocês.
    Parabéns pelo trabalho!!!!

    VILA SANTISTA F.C.
    TELS: P/ CONTATO
    81419338 – MARCUS
    97110145 – MARCEL

  • Eu gostei das fotografia, fiquei satisfeito em rever os amigos daqueles tempos. Espero que vocês coloquem o time do amor e gória.

    Obrigado !

  • Abraços aos amigos da Varzea Santista, especialmente aos que jogaram no Vila Santista F.C., onde também joguei!

  • caro amigo jair:obrigado pelo
    convite para a próxima reunião
    pretendo estar presente.reven-
    do as fotos do vila Santista
    fiquei contente de rever zé co-me côco, babá,papanatas,mingota
    e outros bons jogadores do vila
    alguns como adversário e outros
    que jogaram ao meu lado em outro clube.meus parabens pelo
    seu magnifico trabalho.um abraço vc está resgatando a Varzea santista.muito obrigado

  • gostaria de obter n ou e-mail de contatos dos pessoal que jogou no VILA SANTISTA FC para que possamos entrar em contato para um possível festival em homenagem a velha guarda….

    Marcel

  • Parabens a todos que tanto ajudaram nosso Vila Santista F.C A ser conhecido na varzea.
    Abraços .Preto

  • Convida a equipe do VARZEA SANTISTA para participar do I festival de futebol society entre bandas de carnaval de rua de santos… terá tbm uma homenagem a VELHA GUARDA DO VILA SANTISTA F.C.
    DIA 23/11 A PARTIR DAS 09:30
    LOCAL PÉ NA BOLA……

    contamos com a presença de todos…..

  • programação:

    Ás 09:30 Cai na Real X banda do Beco
    10:30 BB do Estuário X banda da Sangue Jovem
    11:30 Ouro Preto X banda do Botafogo
    12:30 Vila Santista X Ouro Preto(veter.)
    13:30 Vila Santista X banda do Jaú

  • foi maior alegria da galera aqui vendo este grande time. Estou acompanhado do moreno,(armando que jogou muito pela ponta esquerda, so faltou as lagrimas dele , parabens pelas lembranças e imagens das fotos

  • A diretoria do Vila Santista,convida a todos que jogaram no time do vila,neste domingo dia 23/11 para jogar o festival das bandas,quem quiser jogar é só comparecer e procurar alguém da diretoria…será VILA SANTISTA X OURO PRETO (VETERANO) no pé na bola os jogos terão início às 09:30hrs…será uma festa em homenagem a velha guarda do vila…

    grato,
    Marcel – vice-presidente

  • Caro JAIR
    Obrigado por repassar meu e-mail para o Rubinho tentarei entrar em contato com ele.quero deixar aqui tambem um abraço para o meu amigo Estopim .durante muitos anos eu ele e rubinho jogamos juntos (quanta saudades )
    mais uma vez jair muito obrigado,pois atraves de vc eu estou conseguindo saber paradeiro de amigos que a anos não tinha noticias.

  • Legal a homenagem que a Banda do Vila Santista prestou ao Mingota, antigo atacante e diretor do Vila por muitos anos, parando em frente a sua janela e dedicando palavras de reconhecimento e carinho ao companheiro, acamado e lutando contra a doença. Estava lá e junto com o Caixote, Carlinhos e Pinduca demos um abraço e desejos de recuperação ao amigo.

  • senti saudades daqueles tempos e procurei o futebol de varzea da epoca para reviver o passado. como da saudades das mannhãs de de domingo. como lembramos tambem muito depois do airton sena e loogíco .feliz nossos anos 70 e poucos como também 90 e poucos . saudades nossa varzea 70 e80 e poucos

  • É bonito rever antigos colegas de varzea da decada de 60 e 70, daquelas manhas emocionantes de domingo e como também lembrar no meu XI Santista do Macuco, que saudades. Há muito tempo estava procurando alguma noticia daquela epoca e agora sei aonde procuarar, um forte abraço para todos do seu ponta esquerda BADÁ.

  • Estou muito contente em recordar esta fase da minha vida, com materia de futebol varzeano, times como Vasco da Gama, XI Santista, Moravia,Toca da Onça, Cruz de Malta e tantos outros ,onde pude ter o prazer de jogar junto com tantos craques no Vasco da Gama, tb no Infantil da Seleção Brasil do Macuco,onde tinha Heitor,Salçicha,Didi e tantos outros, comandado pelo então treinador “Pele”, falecido, deixo um abraço forte a todos vcs.

  • morei na otavio correia,naõ joguei no vila mas conheço.hum dos melhores times que o vila teve foi.ivan,come coco e penereiro.bolinha,jú e nelson papanata. babá piracaia mingota,tigrinho e moreno. eu, paúca,darci,rubinho,estopim,mosquito,chiquinho,eramospivetes.mais tarde todos jogaram.menos eu que mudei e fui jogar no beira mar, campo vizinho.saudades bons tempos.orlando a de oliveira.landinho.

  • lupercio, grande ponta esquerda, um abraço.landinho.

  • brevemente farei visita a exposiçao no rebouças,recordar é viver.ezpero estar no proximo encontro jair.

  • o vila santista comprou as traves do afonso pena,que eram redondas, novidade na época.instalou no campo do cais,que era ao lado do beira mar,que cedeu parte de seu campo p o vila.jogaram no beira mar,dois irmãos que depois jogaram no vila, cocacola e lauro.

  • Uma pagina muito bem bolada.Parabéns

    Leonardo

  • Pagina muito bem feita ,Parabéns

    Leonardo

  • legal gostei

  • Jair, foi bom te ver no Café da Manhã do Sindaport.O seu trabalho em pról da varzea santista é adimiravel pela sua dedicaçao.
    Aguardamos a nossa próxima confraternização para poder rever os amigos de sempre.
    Que o ano de 2012 seja de muita amizade, saude e paz para todos.Abraços…

  • Fiquei super feliz ao ler os comentários dos participantes do Vila Santista eita Clube quem e deixou saudades eumorei na rua Otavio Correia bem próximo ao Clube ,era muita amiga do Mingote , da Alzfira irma dele da Aparecida irma do Dudu , depois vim para Cubatão e perdi o contato , por isso se alguem souber o paradeiro da Aparecida foi casada com Rivaldo e ela também morou na Afonso pena por favor entre em contato . agradeço de coração ha 50 anos que não tenho noticias , Obrigada.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online