VASCO FUTEBOL CLUBE

22 de setembro de 2008 por     15 Comentários    em: Vasco F.C.

Em 29 de junho de 1943, um grupo de esportistas moradores da rua Torres Homem quase esquina com Av. Senador Dantas no bairro do Macuco resolveram criar uma equipe para a pratica de futebol . Liderados pelo Sr. Machado, cidadão português de nascimento, torcedor do C.R. Vasco da Gama do Rio de Janeiro, escolheram esse nome para o time, e para diferenciarem de outros times já existentes em Santos fundaram o Vasco Futebol Clube.

Naquele tempo uma grande área entre a Av. Pedro Lessa e a Av. Epitácio Pessoa , próximos ao canal 5, ficara desocupada das chácaras ali existentes e foram sendo construídos vários campos de futebol. Machado e sua turma se uniram em mutirão em suas horas de folga e com foices e enxadas nas mãos prepararam aquele que por mais de trinta e cinco anos seria o seu campo de futebol.

Tradicional clube da nossa várzea, o Vasco F. C. participou de vários torneios acontecidos em Santos, sempre com boas equipes, disputando a final em várias ocasiões, e com vitórias como as do Torneio da Amizade O Diario no ano de 1964, contra as equipes amadoras do Santos F. C. ( na época com Clodoaldo, Edú, Pardal, Vicente, Negreiros, Caneco, todos em inicio de carreira), Jabaquara A.C., A.A. Portuguesa, S.E. Barreiros, Itapema, Bandeirantes do Casqueiro e A.F. Cosipa. Os jogos aconteceram nas preliminares dos jogos da segunda divisão quando a Portuguesa foi campeã em cima da Ponte Preta. Foi também campeão do Torneio de seleções dos Bairros em 1965 e campeão varzeano em 1975.

A partir dos anos 60, já sob o comando de Manduca, seus jogadores eram oriundos dos moradores da Praça Joaquim Murtinho, próxima ao campo.

Mais fotos estão por vir. Aguardem!!!

15 Comentários + Comente

  • Olha, descobri sem querer o site. Que maravilha. Que saudades. Meu Deus! Eu morava na Epitácio Pessoa em frente ao campo do Ipiranga (Boi, Aldo, Mamão), depois tinha o do Florida, Botafogo, Marinheiros e chegava no Vasco. Que times (mandrake, peixinho, jesus, grassseto, joao enguiça, negreiros, vicente, canoeiro, a familia do gi, que tinha um quarto-zagueiro Osmar, fantástico. Joguei muito naqueles campos. O cheiro da grama cortada. A bola branca novinha, quem tinha essa bola era Kaneco, morava no canal 5. Eu jogava no Santos Juvenil, que era do Modestinho Roma, tinha Reinaldinho, Eraldo, Ivo (goleiro), fantásticos. Parabéns pelo site, que maravilha. Deus os abençoe.

  • Parabéns pelo site. É emocionante rever nas fotos os amigos que jogaram no Vasco Futebol Club. Eu tive a honra de jogar nesse club durante alguns anos. Fui campeão varzeano naquele jogo memorável contra o Entreposto. Jogo realizado no Brasil Futebol Club. Eu tenho algumas fotos e ofereço ao site. Não sei como colaborar.
    Abraço a todos e obrigado

  • Parabéns pelo site. Fiquei muito feliz em rever amigos e meu maravilhoso inesquecível pai (Carlinhos). Lindas Memórias!
    Abraços à todos e Muito Obrigado!

  • somos filhas do machado do vasco, adoramos as fotos

  • muito emocionante rever o meu Pai no tempo q ele jogava meus parabens pelo esse trabalho q vcs estão realizando eu me emocionei muito fico grato por lembrar do meu pai obrigado obs:é verdade q ele jogava muito

  • Oi sou vascaína , e gostaria muito de obter informações sobre o campeonato, adoro o VASCO!!!!!!!!!
    ENVIE PARA O MEU E-MAIL…
    VALEUUUUUUUUU!!

  • Adorei ver essas fotos,o menino na foto chama-se
    George filho do Toquinha respectivamente meu primo e tio.

  • adorei ver as fotos e a do meu pai é claro

  • posso colabora com as fotos meu pai tem duas.

  • Parabens quem mandou estas fotos, procurando achei este site, obrigado estou emocionado por ver estes malabarista da bola,gostaria que se alguem tiver fotos dos anos 71/72/73,que publicasem, Obrigado mais uma vez.

  • Que alegria me deu ver meu avô Machado e meu pai Manduca em algumas fotos que nem era nascida ainda.
    Fico feliz, Obrigado

  • EU QUERIA SABER SE ALGUÉM TEM FOTO MINHA NO VASCO

  • SE TIVEREM ALGUMA FOTO MINHA NO VASCO DE SERGIPE ME MANDO POR FAVOR

  • olá

  • ESTOU EM DEMERVAL LOBAO LEGAL VER MATAR A SAUDADE DA VARZEA SANTISTA AQUI EO PIAUI ESTOU A 13 ANOS UM ABRACO ATODOS OS SAQNTISTA

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online