Pará F.C.

5 de junho de 2009 por     8 Comentários    em: Pará F.C.

Pará F.C.

No ano de 1948, moradores das proximidades das Ruas Pará esquina com Dr. Alvaro Guião, no bairro do Campo Grande, todos garotos, diariamente costumavam jogar futebol em campinhos improvisados no meio da rua. Já nesse tempo costumavam convidar os vizinhos de outras ruas do bairro para jogos amistosos. Com a confiança conquistada nesses jogos, o grupo se fortaleceu e teve como objetivo alcançar desafios maiores, entre eles fundar um time infantil e passar a enfrentar os adversários já existentes na várzea da cidade de Santos.

Assim, em 05 de Maio de 1948, em reunião realizada no chalé da Rua Pará número 56, foi fundado o infantil Pará F. C. estando presentes Luis Lopes, Amauri Lopes (Mauro), Demóstenes Batista (Mota), Djalma de Freitas, Tokuya, Bizóca, Valter de Carvalho (Cabeção) e Fernando Rodrigues Nunes, entre outros.

No inicio dos anos 50 conseguiram sua primeira sede, num salão cedido nos fundos do Bar Santo Antonio localizado na rua Carvalho de Mendonça número 323. Com a convivência com os moradores locais e a idade adulta chegando , uniram-se e passaram a atuar como juvenil. Jogavam sempre no campo do adversário, a maioria das vezes descalço aos domingos pela manhã, mas não recusavam convites para jogar aos domingos a tarde de chuteiras. Quando realizava seus festivais sempre fazia questão de disputar a prova de honra calçado.

  • Sede Própria

Nos anos 60, num grande esforço da Diretoria e seus associados, conseguiram comprar um imóvel onde desenvolveram a parte social e de lazer do clube e estão instalados lá até hoje, na Rua Dr. Carvalho de Mendonça 340.

8 Comentários + Comente

  • parabéns ao clube e a diretoria por esse resgate.

  • Parabéns pelo resgate de uma parte da história varzeana Santista. Também estou desenvolvendo a mais de 02 anos, um trabalho de pesquisa sobre o início, desenvolvimento e afirmação do “foot-ball” no Vale do Ribeira e Litoral Sul. É uma tarefa árdua, já que existem poucos registros sobre o passado. Grande parte do material, estou pesquisando no Museu Municipal “Pedro Laragnoit” em Miracatu. Esse é o trabalho do pesquisador, deixar para outras gerações, um passado rico e cheio de histórias.

  • HOUVE UMA ÉPOCA ,EM QUE TRABALHAVA NA FEPASA ,AQUI EM SANTOS,EM QUE CONVIDADO PELO ROBERTO ,que escalava o PARÁ, fiz alguns jogos pelo clube. foi um enorme prazer ,havia o GILBERTO , chutava muito .pagamos o JUVENTUDE “LÁ EM CIMA” ,com o “FLAMENGUINHO” ,baita jogador.
    REVERENCIO ESTE GRANDE CLUBE ,PARÁ F.C. .
    JOSÉ MARQUES.valeu ROBERTO ,onde estiver ,velho amigo.
    OBRIGADO.

  • corrigindo : ” E, QUE CONVIDADO PELO ROBERTO”…
    ………..”PEGAMOS” o JUVENTUDE…….

  • Parabens familia do Pará F.C.
    Ontem na festa do 2 ano da confraternização dos Amigos deste querido Clube;Mais uma vez lotaram as dependencias do Salão de festa,com Esposas Filhos e Netos.Que coisa linda,essa é a prova viva da força deste Clube,Parabens mais vez Familia Pará F.C.
    Abraço
    Juraci Carminatti

  • Que benção poder ver nesta foto meu pai Carlos Pinto e meu tio Luiz Lopes. Valeu

    Luiz Alberto Pinto de Oliveira
    Itajaí SC

  • Sou sobrinho do Clemente e do Fubá (Armando), que jogaram no Pará. Ver essas fotos dá uma sensação indescritível, um misto de alegria e saudade. Parabéns pelo site.

  • Meu saudoso pai, Luiz – irmão do Armando (Fubá) e do Clemente – está na primeira foto do Pará, em 1949. Que foto histórica, indescritível o sentimento gerado.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online