Morávia, E.C.

17 de maio de 2010 por     7 Comentários    em: Morávia, E.C.

O Esporte Clube Moravia está comemorando o seu jubileu de ouro. Fundado em 17 de maio de 1960 por uma turma de estivadores que jogavam futebol as quartas feiras no campo do Guarani F. C. na Rua 28 de Setembro. Essa turma atuava pelo C. A. Libertador, time que encerrou sua atividade no final de 1959 e estavam se dispersando para outros clubes da cidade entre eles o Paquetá e o Barreiros. Resolveram então criar um novo time para a disputa aos domingos. A escolha do nome tem duas versões, uma que seria em função de se reunirem num bar denominado Moravia situado na Rua Borges esquina com Manoel Tourinho, e a outra por escolha a ser feita no navio em que a turma iria trabalhar naquele dia. A embarcação onde se deu o trabalho era registrada na cidade de Monróvia, também conhecida como Moravia, capital da Libéria, um país da África criado pelos Estados Unidos para abrigar ex- escravos negros. Dentre os vários fundadores do Moravia estavam Odair (Fumaça), Euclides Teixeira (Carioca), Waldemar Burra Velha, Bidilau, Míngües, Haroldinho, Passarinho.  Disputou vários campeonatos sempre formando boas equipes. Sagrou-se campeão varzeano no ano de 1969. Sua equipe aspirante (2º Quadro) venceu o Torneio do ano 1971.

7 Comentários + Comente

  • A várzea mostra também lances da história universal, que às vezes poucos brasileiros conhecem! Essa mancha dos norte-americanos, que foi a criação de um estado para eliminar do seu paiz a raça negra. Lamentável, além das guerras inúteis!!! O Morávia resgatou essa vergonha!

  • Recuperando o comentário anterior: na foto o Paulo Babão, que jogamos juntos com os irmãos Sacadura, o Sérgio do Camboja, o Hermes (hoje nos EE UU), no Guarany F.C. da rua 28 de Setembro.

  • bons amigos!!!!!!!!
    tempos que não voltam mais!!!

  • Bom dia ,
    Quero só deixar registrado nesta excelente página ,que um dos maiores clássicos da varzea era Guarany f.c contra o Sorocabana no extinto campo da 28 com Xavier … quem se lembra da “Brasileira” da Dna Maria no campo.
    Passa um filme na cabeça da gente.
    Grande abraço

  • Manoel Tavares, voce me fez recordar daqueles tempos, onde domingo pela manhã o programa era todos ir ao Campo ver os jogos do Guarany, onde desfilavam pelo segundo quadro um Baltazar (quando não tinha jogo do Corinthias, com certeza ele jogava pelo Guarany)um Bahia, Badalhoca, Bacalhau, Hermes, Oscarito dentre os craques do Guarany….Pena que não temos fotos desta época principalmente do segundo quadro do Guarany, que ficou anos e anos sem derrota…….muita saudades

  • Boa Noite,
    Joguei no time infantil que era do Bairro Santa Maria ,e neste time jogavam:Osni Oliveira Lima,Osvaldo Oliveira lima,Osmar Oliveira Lima e Marcelo Oliveira lima ,todos irmãos e o dono do time era o pai deles Sr Osvaldo ou Osmar,não me lembro agora;quem tiver noticias deles e puder ajudar fico muito grato; é só falar pra eles que é o CEARÁ (da época que morávamos no bairro acima)quem está solicitando informação.Obrigado

  • velhos tempo

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online