Grêmio Brasil

24 de julho de 2013 por     2 Comentários    em: Equipes, Grêmio Brasil

GremioBrasil3

 

Grêmio Brasil, da Vila Mathias, teve sua origem, no final dos anos 50, na Av. Rangel Pestana, em frente à Rua Capitão Adolfo Milon, onde haviam as casas da Cia City. (Atualmente, naquele local, foi erguida a Arena Santos). Os primeiros jogos do time, ainda na condição de infantil, aconteceram no campo do Palmeirinha, time que tinha em seus quadros Mario Boneca e Milton Cabeçudo, entre outros. O campo era na Av. Waldemar Leão (Av. do Túnel) c/ a Rangel Pestana, onde hoje tem uma delegacia de polícia (2º DP) e uma igreja (Mórmons).

Nossos jogos eram só de um quadro e o tempo de jogo, era limitado à entrada do time do Palmeirinha. O uniforme do Grêmio Brasil tinha as seguintes características: camisas azuis, golas e punho das mangas em amarelo, com duas listras horizontais, uma amarela e outra branca, esta última mais larga, com um distintivo semelhante ao do São Paulo F.C. e as letras G.B. “De acordo com depoimento da pessoa de quem adquirimos as camisas, as iniciais GB seriam de – Garrafaria Brasil – um time de várzea no estado da Bahia.”. Aproveitamos as iniciais para criar o nome do time.

Passada a fase de infantil passamos a jogar sempre aos domingos, descalço e em campos adversários. Curiosidade: O time do Palmeirinha do qual fomos protegidos no início e de quem éramos torcedores, um dia foi nosso adversário. Sem contemplação, ganhamos nos dois quadros. O goleiro do Palmeirinha na época era o conhecido Costa Pereira, que depois jogaria no S.E.Barreiros. No final dos anos sessenta o Grêmio Brasil passou a disputar o Futebol de Praia sob o comando do Waldir Coelho, comerciante do Centro das Tintas.

 

Depoimento de João Augusto, fundador e primeiro presidente do Grêmio Brasil.

2 Comentários + Comente

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online