G.R. BRASIL

30 de dezembro de 2008 por     20 Comentários    em: Brasil, G.R., Equipes

G.R. Brasil

O G. R. BRASIL foi fundado no ano de 1963, no auge do futebol varzeano de Santos, época em que se iniciaram os famosos torneios promovidos pelo jornal O DIARIO. Sua origem foi dos componentes da Escola de Samba Brasil, tendo a frente o sempre presidente da escola, Vadico e seus diretores.

Usava em seus uniformes as cores branca e azul. Teve em suas equipes, grandes nomes do futebol varzeano, como Mandrake, Baianinho da frigideira, Landinho, Didi, Feijó, Mazinho, Quico, e o Didi , meia que se profissionalizou no Santos e teve muito sucesso no Fluminense do Rio de Janeiro e que hoje vive no México. Em 1967 foi campeão do Torneio Varzeano José Vaz.

20 Comentários + Comente

  • FELIZ ANO NOVO E MUITO SUCESSO NA SUA VIDA.

    UM GRANDE ABRAÇO DO PAIXÃO BOTAFOGUENSE

    SAULOBOTAFOGO.BLOGSPOT.COM

  • Jair, parabéns pelo site varzea santista, onde podemos resgatar a memória do futebol na região, para as próximas gerações, que infelizmente, não participaram de um campeonato disputado na varzea.

  • Quem viu viu, quem não viu paciência…falo de Mandrake…..não jogava bola ele escondia a bola fazia o que queria……

  • O Bergadá tem razão, o Jorge Mandrake fazia o que queria com a bola. Num jogo do Jabaquara ele depois de um malabarismo com a bola, a atirou para o alto e a deixou cair dentro da camisa. O juiz o expulsou…..

  • Concordo em número, genero e grau com Mario Bergada Gomes e Roberto; que postaram comentários fantásticos sobre o mágico”Mandrake” !!!
    Ele era realmente um jogador de futebol fabuloso e incomparável; mas também possuidor de um temperamento dificil que certamente o impediu, de alçar vôos infinitos na direção da seleta constelação dos maiores genios do futebol mundial de todos os tempos !!!
    peço aos queridos amigos, Mario Bergada Gomes, Roberto e Jair Siqueira, para gentilmente acessarem através do “Google,” o blog: “Mandrake/Jogo quase perfeito”; criado por um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil: “Michel Laurence”(um dos fundadores da revista Placar), que impressionado com os comentários dos mais antigos sobre Mandrake, quer saber intensamente de detalhes sobre sua meteórica porém brilhante carreira; em uma época em que a midia era muito limitada, se compararmos com a midia de hoje em dia. Como eu o vi jogar várias vezes aqui no Paraná, também ficaria muito feliz se vocês lessem o meu comentário intitulado: “Mandrake o mágico da bola, ou Mandrake o globetroter do futebol” !!! Este comentário está postado no já referido blog do Michel Laurence: “Mandrake/Jogo quase perfeito”, iniciando a pesquisa através do “Google” !!!
    Gostaria muitíssimo também, que vocês emitissem mais opiniões valiosas a respeito deste extraordinário jogador de futebol, certamente único em seu estilo de malabarismos mágicos !!!
    Abraços e que Deus os abençoe, e lhes proporcione um 2010 muito venturoso e eivado de grandes realizações !!! São os sinceros votos do amigo de hoje e de sempre: André Neto !
    7 de janeiro de 2010 .

  • SR JAIR ESTE DIDI DO GREMIO RECREATIVO BRASIL

    NÃO É O QUE JOGOU NO FLUMINENSE,ESTE DIDI

    TAMBÉM JOGOU NO SANTOS MAIS FOI JOGAR EM

    PORTUGAL E SE APOSENTOU PELA PM, O DIDI

    QUE JOGOU NO MEXICO ERA LOIRO,EU CONHECI

    DOIS, UM ABRAÇO

  • CARÍSSIMO AMIGO JAIR SIQUEIRA;MARAVILHOSO O SEU COMENTÁRIO A RESPEITO DO “MÁGICO MANDRAKE”, NO “BLOG” DO JORNALISTA ESPORTIVO MICHEL LAURENCE.
    NÃO SABIA QUE INICIALMENTE, A PRIMEIRA POSIÇÃO DO “MÁGICO DA BOLA” NO FUTEBOL HAVIA SIDO A DE GOLEIRO.
    REALMENTE, FOI UMA GRANDE TRISTEZA O FATO DELE NÃO TER SABIDO DESENVOLVER POSITIVAMENTE, O “DOM” MARAVILHOSO QUE RECEBEU DO “TODO PODEROSO”!!!
    NO FINAL DAS CONTAS,O INTENSO APEGO À VIDA BOÊMIA ACABOU FALANDO MAIS ALTO, E O “GÊNIO” DOS MALABARISMOS MÁGICOS,DETERMINOU O SEU OCASO SE PERDENDO NOS CAMINHOS TORTUOSOS DA VIDA…
    O POTENCIAL FUTEBOLÍSTICO DO “MÁGICO MANDRAKE” ERA INCOMPARÁVEL;E SE O MESMO NA ÉPOCA ESTIVESSE EMOCIONALMENTE CENTRADO,PODERIA TER SIDO UM DOS MAIORES JOGADORES DE FUTEBOL DO MUNDO DE TODOS OS TEMPOS!!!E CERTAMENTE TERIA TOTAIS CONDIÇÕES DE RIVALIZAR COM PELÉ, GARRINCHA E TANTOS OUTROS MAIS!!! CONTUDO,FICARAM SOMENTE AS RECORDAÇÕES MARAVILHOSAS,DAQUELES POUCOS QUE TIVERAM O ESPECIAL PRIVILÉGIO DE VÊ-LO JOGAR!!!É COMO DISSE COM SABEDORIA O QUERIDO AMIGO BERGADÁ: “QUEM VIU,VIU,QUEM NÃO VIU PACIÊNCIA”…

    “A VOCÊ BERGADÁ UM GRANDE ABRAÇO DESTE AMIGO QUE MUITO O ADMIRA E ESTIMA:ANDRÉ SEBASTIÃO DE SOUZA NETO”!

  • ESTE DIDI QUE JOGOU NO GR BRASIL, NÃO JOGOU NO FLUMINENSE COMEÇOU NO SANTOS F.C E DEPOIS FOI PARA PORTUGAL. O OUTRO DIDI JOGOU NA PORTUGUESA SANTISTA, FLUMINENSE E DEPOIS FOI PARA O MEXICO ONDE VIVE ATÉ HOJE.
    AO AMIGO ANDRÉ NETO AQUELE ABRAÇO

  • “CARÍSSIMO AMIGO JAIR SIQUEIRA”!!!

    EU SAÍ DE PARANAGUÁ-PR EM 1968, PARA RESIDIR EM CURITIBA-PR, ONDE MORO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
    HÁ MUITOS ANOS ATRÁS REALIZEI INTENSAS PESQUISAS A RESPEITO DO “MANDRAKE”; ALIÁS O MEU MAIOR ÍDOLO NO FUTEBOL! ENCERREI A BUSCA INTENSA DE DADOS A ALGUNS ANOS, POIS TIVE CANCER DUAS VEZES;E MINHA ESPOSA TAMBÉM NO MESMO ESPAÇO DE TEMPO, CONTRAIU CANCER NO INTESTINO, OCASIONANDO PARA AS NOSSAS VIDAS GRANDES TRANSTORNOS IGUALMENTE NO ASPECTO EMOCIONAL…MINHA MOTIVAÇÃO PELA CONTINUIDADE DA PESQUISA, HAVIA TERMINADO EM FUNÇÃO DA PRECARIEDADE DE MINHA SAÚDE, POIS NO PASSADO CHEGUEI ATÉ A PENSAR EM ESCREVER UM LIVRO SOBRE O ASSUNTO;POIS EU SOU ESCRITOR E ADVOGADO, E ADORO LITERATURA!
    MAS GRAÇAS AO BOM DEUS – MESMO SEM A SAÚDE DE OUTRORA – ESTAMOS BEM DENTRO DO POSSÍVEL,E CONTINUAMOS NA ESTRADA EXISTENCIAL EM CONFORMIDADE,COM A VONTADE DO “PAI CELESTIAL”!!!
    O QUE ME MOTIVOU A RETOMAR A PESQUISA, FOI A SUA AMIZADE E A DO BERGADA, A QUEM JÁ REPASSEI MUITOS DADOS E CURIOSIDADES A RESPEITO DO “MÁGICO DA BOLA”!!!
    VOU TENTAR RESPONDER A ALGUMAS DAS SUAS INDAGAÇÕES:
    1)O RELACIONAMENTO CONJUGAL DO “MANDRAKE” ERA INSTÁVEL, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, EM FUNÇÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS;POIS O MESMO ERA BOÊMIO,E DESLIGADO PARA COM OS SÉRIOS COMPROMISSOS PROFISSIONAIS E CONJUGAIS. EM FUNÇÃO DISSO A SUA RELAÇÃO CONJUGAL TEVE VÁRIAS OSCILAÇÕES;ISTO É,SEPARAÇÕES E RECONCILIAÇÕES.
    2)ELE JOGOU SIM NO TUPY DE JOINVILLE-SC DURANTE ALGUNS MESES,MAIS ESPECÍFICAMENTE NO ANO DE 1965.ISTO DEPOIS DE ALGUNS ENTREVEROS NO RIO BRANCO, DE VIDO EM GRANDE PARTE AO SEU TEMPERAMENTO DIFICIL.SUA PASSAGEM PELA EQUIPE MILIONÁRIA DA “MANCHESTER CATARINENSE” FOI RÁPIDA, EIS QUE, A “FUNDIÇÃO TUPY” ABRIU FALÊNCIA,E POR VIA DE CONSEQUÊNCIA,O ESQUADRÃO DE OURO QUE FOI MONTADO, DA NOITE PARA O DIA SE DESINTEGROU…NA ÉPOCA A “FUNDIÇÃO TUPY” HAVIA GASTO UMA VERDADEIRA FORTUNA,E ORGANIZARA UMA INCOMPARÁVEL “SELEÇÃO”,COM ALGUNS DO MAIORES E MELHORES JOGADORES DE SANTA CATARINA E TAMBÉM DO PARANÁ!
    3)O JORNAL COM A FOTO DO “MANDRAKE”,DEVIDAMENTE CARACTERIZADO COMO O INCRÍVEL PERSONAGEM DOS QUADRINHOS,SE INTITULAVA “PARANÁ ESPORTIVO”!!!ISTO OCORREU EM 1964, LOGO APÓS A REALIZAÇÃO DO “TORNEIO INICIO” DO CAMPEONATO PARANAENSE, VENCIDO DE FORMA ESPETACULAR PELA AGREMIAÇÃO DO RIO BRANCO DE PARANAGUÁ-PR! E “MANDRAKE”, NA CONDIÇÃO DE PRINCIPAL ARTÍFICE DA CONQUISTA,SÓ NÃO FEZ CHOVER…BARBARIZANDO E FAZENDO JOGADAS DO ARCO DA VELHA, E LITERALMENTE DERRUBANDO ESTÁDIOS,E ENCANTANDO COMO NINGUÉM AO PÚBLICO CURITIBANO E CONSEQUENTEMENTE PARANAENSE, COM AS SUAS JOGADAS INCRÍVEIS DECORRENTES DA SUA INCOMPARÁVEL GENIALIDADE!!!
    APÓS A CONQUISTA DO “TORNEIO INICIO” DE FORMA APOTEÓTICA PELA EQUIPE DO RIO BRANCO,E SENDO IGUALMENTE ELEITO COMO O MELHOR JOGADOR DA COMPETIÇÃO;O “MÁGICO” FOI CONVIDADO PELA EQUIPE DO JORNAL “PARANÁ ESPORTIVO”, PARA UMA “SESSÃO DE FOTOS”,O QUE FOI ACEITO PRONTAMENTE PELO “FABULOSO JOGADOR”! E QUAL NÃO FOI A SURPRESA, QUANDO TROUXERAM A “INDUMENTÁRIA COMPLETA” DO MÁGICO DAS ESTÓRIAS EM QUADRINHOS!!! ISTO É,O FRAQUE,A CARTOLA, A BENGALA, E UM TRONO LINDÍSSIMO E RELUZENTE QUE IMITAVA A COR DO OURO, COMO SE “MANDRAKE” ALÉM DE MÁGICO FOSSE UM REI, SIM… O “REI DA BOLA” DA ÉPOCA NO PARANÁ!!! E “MANDRAKE”NÃO SE FEZ DE ROGADO… SORRINDO INTENSAMENTE, E TRANSMITINDO MUITA SIMPATIA, PEGOU UMA BOLA, E REALIZOU A MAIS LINDA EXIBIÇÃO DE MALABARISMOS QUE PRESENCIEI EM TODA A MINHA VIDA!!!
    POR MUITOS ANOS REALIZEI INTENSAS BUSCAS NO SENTIDO DE ENCONTRAR UM EXEMPLAR DO JORNAL(QUE A VÁRIAS DÉCADAS NÃO EXISTE MAIS); ENTRETANTO, NEM NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ CONSEGUI LOCALIZÁ-LO. HÁ PELO MENOS VINTE E CINCO(25)ANOS ATRÁS,TENTEI DE FORMA INFRUTÍFERA,PROCURAR O ANTIGO DONO DO JÁ CITADO JORNAL,MAS EM SEQUÊNCIA, ACABEI TOMANDO CONHECIMENTO DE QUE O MESMO HAVIA FALECIDO. CONVERSEI POSTERIORMENTE POR TELEFONE COM SUA ESPOSA, PARA SABER SE A FAMÍLIA POSSUÍA ALGUM ARQUIVO PESSOAL,PORÉM ELA ME DISSE(EM MEIO ÀS LÁGRIMAS DE SAUDADES DO SEU MARIDO) QUE NÃO PODERIA ME AJUDAR,POIS NÃO MAIS POSSUÍA QUALQUER REGISTRO DO JÁ REFERIDO JORNAL. NA TENTATIVA DE LOCALIZAR O ANTIGO MATUTINO ESPORTIVO,CORRI EM UMA FRUSTRADA BUSCA NOS CEBOS DE CURITIBA; MAS…TUDO EM VÃO… O QUE RESTA AGORA, É A POSSIBILIDADE DE ENCONTRARMOS UM EXEMPLAR DO EXTINTO JORNAL,BEM COMO FOTOGRAFIAS E OUTRAS RARIDADES DOCUMENTAIS DA ÉPOCA, COM O JORNALISTA ESPORTIVO AMILTON AQUIM, O QUAL RESIDE EM PARANAGUÁ-PR. ELE JÁ ESTÁ NA CASA DOS NOVENTA(90) ANOS DE IDADE; E É UM DOS JORNALISTAS MAIS ANTIGOS DO PARANÁ; E O QUE POSSUI O MAIOR ACERVO DO RIO BRANCO E DO SELETO,A RESPEITO DAQUELA ÉPOCA DE OURO DO FUTEBOL PARANAENSE!
    EU SÓ NÃO FUI AINDA MAIS RECENTEMENTE A PARANAGUÁ, PESQUISAR COM MAIOR PROFUNDIDADE SOBRE O ASSUNTO; EM VIRTUDE DOS TRANSTORNOS PROVOCADOS PELAS DOENÇAS, QUE INCLUSIVE ME OCASIONARAM UMA DEPRESSÃO PROFUNDA, FELIZMENTE JÁ CURADA! MAS POSSUO VÁRIAS FONTES EM PARANAGUÁ – EM ESPECIAL O PELÉZINHO E O BALTAZAR – QUE JOGARAM COM O “MANDRAKE” NO JABAQUARA”. OUTROS JOGADORES QUE VIERAM DA EQUIPE SANTISTA NAQUELA ÉPOCA PARA O RIO BRANCO, TAIS COMO LUCAS E PAULINHO, JÁ SÃO FALECIDOS;E OUTROS COMO PEREIRA, BRAGUINHA E DARCI, RETORNARAM A SANTOS. E NO MAIS, TANTOS E TANTOS AMIGOS, QUE PODERÃO NOS AJUDAR DE FORMA MAIS SUBSTANCIOSA!
    SEM MAIS PARA O MOMENTO,TRANSMITO AO QUERIDO AMIGO JAIR SIQUEIRA, UM ABRAÇO DESTE AMIGO QUE MUITO O ADMIRA E ESTIMA: ANDRÉ SEBASTIÃO DE SOUZA NETO!!!

  • SOU ADVOGADO, RADIALISTA E JORNALISTA. NOS IDOS ANOS 60 TIVE OPORTUNIDADE DE ASSISTIR ALGUNS JOGOS DA VARZEA SANTISTA, OBSRVANDO QUE MUITOS ATLETAS QUE POR ALI PASSARAM SE TORNARAM PROFISSIONAIS. UM EXEMPLO E O MANDRAKE, QUAL VI JOGAR EM SANTOS E POSTERIORMENTE PELO RIO BRANCO DE PARANAGUÁ. POSSO DIZER QUE PODERIA ASSOCIAR O MANDRAKE AO PERSONAGEM DE HISTORIA EM QUADRINHOS QUAL LEVOUA O NOME. POIS NA VERDADE MANDRAKE ERA CONHECIDO COMO MAGICO, POR ESCONDER A BOLA E/OU FAZER COISAS MIRABOLANTES COM GORDUCHINHA (EXPRESSÃO DE OSMAR SANTOS PARA COM A BOLA.
    ATENCIOSAMENTE. WELINGTON TORRES COSENZA-CTBA 23 DE AGOSTO DE 2011.

  • Caro Andre Sebastião , vi seu relato a respeito de Mandrake. Antes de mais nada apesar de não conhece-lo sou solidario a vc a respeito de sua enfermidade, a vida é assim ! Agora ! vejo que vc foi realmente , grande fã de Mandrake, o magico da bola que eu também tive oportunidade de ver jogar. Sou de Paranaguá, nascí lá, tenho 57 anos , hoje atualmente morando em Curiiba , torcedor do querido Ribranquinho o leão do litoral carinhosamente assim chamado. Quanto a Mandrake, vi varias jogar, assim como vc, seus relatos são interessantes, ja postei alguma coisa no blog do Michel Laurence, lembro perfeitamente de varios jogos do Rio Branco com as devidads escalações. Ano de 64 Rio Branco e Britania, 2 a 1 pro leão , gols de Fabio e Mandrake. Rio Branco com : Paulinho, Calé,Alcione,Aguinaldo,Baltasar e Moacir : Davino E Lucas, ataque com Oromar, Fabio, Mandrake e Walter, naquele tempo eraa assim que constituia-se as escalações de times de futebol.Lembro de varios classicos Sele-Rio, um que ficou na memoria, foi 3 a 2 pro Rio Branco em 65 no Nelson Medrado, dois de gols de Mandrake. Não sei se vc lembra ! em 67 o Agua Verde foi campeão paranaense Lembra ? então ! chamou pra entregue de faixas(naquele tempo era assim) o Corinthians, o time da Vila Guaira pegou Mandrake emprestado lembra ? resultado final 1 a 1 , gol do Agua Verde de Mandrake e por aí vaí ! grandes recordações que só nós que pudemos ver e ter o privilégio de ver o futebol desse gênio da bola ” MANDRAKE “. Amigo um grande abraço ! espero que se restabeleça , estou a disposição para qualquer informação, meu e-mail – cecconj@ yahoo.com.br…

  • Andre ! vários ex jogadores daquele tempo que jogaram no Rio Branco, residem em Paranaguá, sempre que por lá estou , tenho oportunidade de encontrar e conversar com Oromar,Calé,Clide(Pelesinho), Walter , Fábio, Vivi, esses que conviveram e jogaram com Mandrake e podem dar muitos relatos sobre ele. Em 2013 o Rio Branco completa 100 anos e deixo aqui uma sugestão a sua diretoria, fazer homenagem aos ex-atletas que passaram e vestiram a camisa deste time, inclusive com exposição de fotos antigas, resgatar um pouco daquilo que comentamos aqui, sÕbre a carreira deste magnifico gênio da bola, que só quem o viu jogar sabe ! ” MANDRAKE “… abraços ….

  • CARÍSSIMO AMIGO JAIR SIQUEIRA ! EU ME CRIEI EM PARANAGUÁ-PR; E TIVE A IMENSA FELICIDADE DE CONHECER, CONVIVER, E ADMIRAR GRANDES JOGADORES DE FUTEBOL PROVENIENTES AÍ DE SANTOS-SP ! PARANAGUÁ POSSUÍA À ÉPOCA, DUAS FABULOSAS EQUIPES, O RIO BRANCO ESPORTE CLUBE, E O ESPORTE CLUBE SELETO, O QUAL, CHEGOU A CONQUISTAR DE MANEIRA BRILHANTE, O VICE CAMPEONATO DO PARANÁ, NO CERTAME ESTADUAL DE 1964 ! E DESFILARAM POR ESSAS BRIOSAS AGREMIAÇÕES, JOGADORES SANTISTAS QUE MARCARAM DE FORMA INDELÉVEL OS SEUS NOMES,NA HISTÓRIA DO FUTEBOL PARANAENSE! ATLETAS, QUE SE JOGASSEM HOJE EM DIA,- COM TODO O PODER DAS MÍDIAS, QUE SUSTENTAM O ESPORTE MAIOR – SERIAM JOGADORES CONSAGRADOS, E QUE BRILHARIAM SOBREMANEIRA NOS GRANDES CLUBES BRASILEIROS, E PORQUE NÃO DIZER, ATÉ EM UMA SELEÇÃO BRASILEIRA !!! NOMES INESQUECÍVEIS PARA OS TORCEDORES DA ÉPOCA, COMO ODAIR, IAUCA, DARCI, AILTON, CLÁUDIO, PEREIRA, AGUINALDO, BALTHAZAR, PELÉZINHO, PAULINHO, LUCAS,FÁBIO, E O MAIS FANTÁSTICO DE TODOS: “MANDRAKE”!!! SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, O MELHOR E O MAIOR JOGADOR DE FUTEBOL QUE VI ATUAR EM TODA A MINHA VIDA !!! O QUAL, INFELIZMENTE, NÃO SOUBE APROVEITAR – DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL – TODA A SUA GENIALIDADE, EM FUNÇÃO DE UM SISTEMA DE VIDA, TOTALMENTE INCOMPATÍVEL COM O PROFISSIONALISMO NO FUTEBOL. INFELIZMENTE, TERMINOU DE MANEIRA TRÁGICA, SENDO ASSASSINADO A ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS EM SANTOS. MAS… AS RECORDAÇÕES MARAVILHOSAS,E AS JOGADAS SENSACIONAIS DESSES SUPERLATIVOS JOGADORES… PERMANECEM EM NOSSAS MEMÓRIAS, E – POR VIA DE CONSEQUÊNCIA, IGUALMENTE – EM NOSSAS SENSIBILIDADES…

  • Tive a oportunidade de quando pequeno ver e assistir a memoráveis partidas em Paranaguá – nos meus 12 pra 13 anos – hj estou com 59, do grande e talentoso jogador de futebol chamado de JORGE, e apelidado de Mandrake, que vestiu duas camisas na cidade: a do Rio Branco Sport Club (vindo de Santos) e a vermelha e preta do Clube Atlético Seleto. Era um gênio com a Bola, um fora de série para os dias de hoje, mas um temperamental e desiludido fora dele além de boêmio e muito chegado a uma vida desregrada com muitas mulheres e drogas.
    Estou colhendo material a respeito dos ex-jogadores do Rio Branco para um livro que vou lançar para depois dos 100 anos com muitos dados que nem o Rio Branco não tem como por mexemplo uma publicação do Cinquentenário do Clube em 1963 em Sessão Solene no Club Litterário de Paranaguá sob a presidência do então advogado Antonio José Santana Lobo Neto, irmão mais velho de Mário Marcondes Lobo (também presidente em 1977) e pai de Mariozinho Lobo (que reconduziu o Clube ao futebol novamente em 1993.Pessoas entrem em contato comigo através do meu email.

  • Bom dia rapaziada da antiga…. adorei os comentários que vocês fizeram sobre o Mandrake, não o conheci nem o vi jogar, mais escuto falar muito dele, e esse cara e meu avô, que infelizmente não tive o prazer de conhecer…….. Me emocionei muito.(Rodrigo).

  • Futebol é história.

  • Contrariando o comentário do Faustão (hoje)… dizendo que o Mandrake não deu certo no futebol (está desinformado). Mandrake foi um dos melhores jogadores que passou pelo Rio Branco de Paranaguá, ao lado de Oromar, Calé, Vivi, Lucas, Fábio e tantos outros…

  • Eu sei a fama que ele conquistou em Paranaguá, fruto de sua habilidade com a bola, um jogador que dava show em campo, vi muitas vezes no futebol de várzea em Santos. Quanto ao comentário do Faustão não assisti como aconteceu.

  • Jair Siqueira … No domingão (hoje) : Faustão, ao apresentar um quadro de um grupo que faz embaixadinhas, etc., comentou que na década de 50 (???) teve um tal de Mandrake que fazia malabarismo com a bola, mas não deu certo como jogador.. (sabe de nada rsrs)… deveria ter visto O GRANDE CRAQUE MANDRAKE jogando no Rio branco de paranaguá, fazendo miséria em campo e gols maravilhosos… Grande abraço..

  • Eu tive o prazer de jogar contra esse fabuloso jogador

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online