CRUZ DE MALTA F.C.

9 de junho de 2008 por     14 Comentários    em: Cruz de Malta F.C

CRUZ DE MALTA F.C.

Clube varzeano originário dos moradores das imediações da Av. Afonso Pena esquina com o Canal 5, no Macuco, foi fundado em 21/05/1940. Adotou as cores vermelho, verde e branco em seus uniformes e em seu distintivo a cruz de malta com as iniciais CMFC em suas pontas. Jogava aos domingos pela manhã e descalço. Nos primeiros anos de sua existência, jogava no campo do Vila Isabel F.C., localizado no Canal 5 próximo ao caís.

Em meados dos anos 40, durante a 2ª Guerra Mundial, uma grande área entre as Av. Pedro Lessa, Epitácio Pessoa e o Canal 5, que era ocupada por chácaras de imigrantes japoneses foi desocupada com a transferência destes para o interior do Estado. No local foram construídos vários campos de futebol, dentre eles o do Cruz de Malta. Durante aproximadamente 35 anos grandes jogos se realizaram neste local, até o ano de 1980 quando ali foi construído o Conjunto Habitacional Jaú. A partir desta data, com a perda de vários campos praticamente se encerrou um ciclo de ouro da nossa várzea.

14 Comentários + Comente

  • Jair,desculpe voce me mandou seu telefone e ainda por cima não anotei na minha agenda e tive um problema no meu computador e perdi todos os site que eu tinha,voce poderia me mandar denovo o seu telefone,ois meu pai tem alguma coisa sobre o VILA JOCKEY, da AV. AFONSO PENA,e eugostaria que fosse publicado no site da varzea santista,com muito orgulho.

  • jair está muito legal este site.se possível mande o seu telefone,que eu tenho alguma coisainteressante sôbre o tema.

  • Jair,o Jau da Rua Espirito Santo, nao tinha Campo, sempre jogava no campo do adversario,quando jogavamos nos campos do B N H, era contra Ipiranga,Centro Comunitario,Castelo Branco etc.
    Abraço: Lourenço

  • Meus Amigos parabéns.
    Esse site é maravilhoso, não podemos deixar simplismente na lembrança de quem viu e viveu essa época, todos nós parentes desses grandes jogadores tinhamos que fazer parte desse lindo momento do futebol.
    Falo isso com orgulho pois sou filho do grande goleiro Ninho, que hoje dia 09/07/2008, está completando 76 anos de idade e com toda sua vitalidade sempre faz questão de lembrar com orgulho que era o nº01 do Cruz de Malta F.C., lembrando ainda que um outro jogador, Xuxem, meu tio, irmão de meu pai, que já se foi, também era um excelente jogador, falo com todo orgulho que vocês que criaram e estão mantendo esse site, só merecem meus parabéns.

    Muito obrigado, de coração.

    Ciro Ale

  • Que bom que estou vivo para ver as fotos do Cruz de Malta e poder lembrar de velhos amigos. Pena que nem todos estejam aqui para revê-los.
    Saudações, Pintinho.

  • Muito boa essa ideia de resgatar a memória da varzea santista, mas gostaria de fazer uma correçao se for possível: na foto principal do time do CRUZ DE MALTA, o zagueiro ao lado do têcnico Pinga, chama-se CABRAL e não Wellington.

    Obrigado

    Valter Cabral Magalhães

  • grande idéia recordar a varzea e me fez lembrar grandes jogos joguei no cruz de malta as vezes encontro o helinho vitta o armando que na foto está escrito tó e aquele careca bigodudo ao lado do meu amigo luiz tostão é o abel o sr. valdir justo e que bacana ve-lo além do velho pinga boi seu pepe quando eram jovens obrigado carlos alberto

  • Conforme havia combinado, a escalação do Cruz de Malta (foto 12-penúltima) é:
    (em pé) – Colombina(treinador)-Grilo-Daniel-Ademir- ?- Anão e Boi
    (agachados) – Toninho-Ernestinho-Valdir-Ciro-Jorge Amaral
    Grande abraço.
    Jorge Amaral

  • Caro Jair;
    Parabéns pela iniciativa de relembrar os “sagrados tempos” do futebol de várzea, é uma excelente viagem ao passado dos grandes times de várzea, apenas gostaria de ver as fotos dos times do “Centro Comunitário Castelo Branco” do BNH.Infelizmente, apesar de ter participado deste grupo, não tenho nenhuma foto para lhe enviar, peço aos amantes do futebol de varzea que tiverem, que envie a você.Abraços.

  • Parabéns pela lembrança. Faço parte da foto do Cruz de Malta em 1975.
    Sou o “baixinho”, moreno de bigode (segundo em pé da direita para esquerda).
    Meu apelido é Abel. Meu nome Paulo Mayeda. Era um meia canhoto (enganador rssss, mas dava pro gasto…rssss)
    Vivi minha infância nestes saudosos campos.
    Sempre no meio, fui dirigente do Estrêla de Ouro FC na Ponta da Praia.
    De 2000 a 2002, fui um dos responsáveis pela formação de base do Santos FC (auxiliando ao surgimento dos Meninos da Vila, Diego, Elano, Alex, Robinho e tantos outros que tiraram o clube de 18 anos da Vila e iniciaram a geração vencedora de jovens)
    Hoje sou Coordenador de Futebol do Vitória de Santo Antão-Pernambuco.
    Obrigado pela homenagem

    Paulo Mayeda (Abel)
    (81) 9994.9989 – MSN; paulo_mayeda@hotmail.com

  • FREQUENTAVA O CAMPO E JOGAVAMOS NESTE CAMPO O GESB ( GREMIO ESPORTIVO SÃO BENEDITO) QUE DEPOIS MAIS TARDE SE TORNOU O FAMOSO TIME DO CANAL 5 ESQUINA DA AFONSO PENA COM CAMISAS GRENAS E AS LETRAS EM FAIXA BRANCA GESB
    FRANCISCO PAULO

  • Jair, sou filho mais novo do goleiro do Cruz de Malta da década de 50, Ninho, que aparece em algumas de suas fotos. Com ele ao meu lado vimos que em algumas delas não aparecem os nomes dos atletas, e sim um ponto de interrogação. Então vamos lá:
    1) a segunda foto, com data de 15/11/1954 em pé na ponta direita da foto em pé cháma-se Chico;
    2) Na mesma foto agaichado, extrema esquerda cháma-se Osvaldo;
    3) Na terceira foto, com data também de 15/11/1954, agaichados em sequência na extrema esquerda chamam-se Níveo e Carioca;
    4) Na sétima foto, o goleiro a direta da foto cháma-se Neneca;
    Meu Pai Ninho, ao relembrar tudo isso emociona-se muito, sempre.
    Obrigado Jair.

  • André, dia 1º de Maio tem o encontro da velha guarda do futebol de várzea no Saldanha, leva o Ninho nesse dia.

  • JAIR, O ÚLTIMO AGACHADO É O PONTA ESQUERDA VLADIMIR, IRMÃO DO VALDIR DIAS E VIRGILINO. TIVE O PRAZER DE JOGAR COM TODOS NO ITARARÉ PRAIA CLUBE.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online