C.R. Flórida

11 de novembro de 2009 por     3 Comentários    em: Flórida, C.R.

C.R. Flórida

Depoimento de Ramiro Simal Iglésias, um dos fundadores do Flórida, hoje com 85 anos de idade:

“O clube foi fundado em 1º de Maio de 1940 na Rua Almirante Tamandaré, próximo a Rua Siqueira Campos no Macuco. As cores do seu uniforme eram o vermelho e o branco e no inicio de suas atividades o clube jogava no campo do Santos Dumont, localizado na Rua Rodrigues Alves. Em 1948 o Flórida construiu seu primeiro campo em terreno paralelo à Rua Alexandre Martins, cedido pelo Instituto de Aposentadoria dos Maritimos. Durante a construção deste campo dois abnegados do clube se destacaram, Simeão e Pedro Alvarenga, que saíram de férias na Cia. Docas de Santos e se dedicaram integralmente na preparação do terreno. O clube ficou poucos anos neste local, pois no inicio dos anos 50 a construção do Conjunto do IAPI terminou com os dois campos ali existentes, o do Flórida e o da S. E. Santa Cecília.

A Diretoria do clube era constituída por comerciantes da Bacia do Macuco, entre eles Pinheiro, Domingos barbeiro, Alberto Rosinha, Ramiro Simal, César Natário, os doqueiros Gerônimo, Coelho, Serra entre outros. Alguns jogadores da época: Jelo e Pézinho (goleiros), Jelão, os três irmãos Lima, Zeca Amarelo, Araraquara, Vavá, Coelho, Guilherme, Zuca.

O Flórida realizava excursões a outras cidades vizinhas, numa delas em 1949 para Cubatão, o clube ofereceu um cartão de prata ao primeiro Prefeito da cidade, o Sr. Armando Cunha. As suas excursões eram abrilhantadas pelo pessoal da Escola de Samba X-9 e acompanhadas pelos familiares dos dirigentes, jogadores e torcedores.

Ainda nos anos 50 o Flórida após perder o campo do IAPI, passou a jogar no campo abandonado pelo Sul América, que ficava no antigo Jóckey Clube de Santos, até construir mais um campo, no canal 5, onde ficou até 1980.”

3 Comentários + Comente

  • Jair!
    Sem vaidade, mas com orgulho vi a(s) foto(s) de meu pai na Exposição Guardião da Várzea no Centro de Memória De Vaney (22/10/2010).
    Com lágrimas e sorrisos meus sinceros agradecimentos.
    Sidney Santos – Professor Educação Física.
    Filho do Araraquara: (Flórida, XI Santista, Toca da Onça…)

  • Preazado Jair! A legenda está incorreta, pois Araraquara é o 5º ( esq/dir – em pé) e não do lado do goleiro Genésio.
    Abraços.
    Sidney Santos – Prof. Educação Física
    – Filho do Araraquara –

  • Prezado Jair! A legenda está incorreta, pois Araraquara é o 5º ( esq/dir – em pé) e não do lado do goleiro Genésio. Abraços. Sidney Santos – Prof. Educação Física – Filho do Araraquara –

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online