Amazonas F.C.

15 de outubro de 2009 por     3 Comentários    em: Amazonas F.C.

Amazonas F. C.

Com a finalidade de constituir um clube para praticarem esportes amadores e atividades recreativas, moradores do bairro Campo Grande, reuniram-se em 17 de Maio de 1948, na Rua Amazonas numero 118. Neste encontro as pessoas presentes elegeram uma diretoria provisória e foi aprovado o nome do novo clube, Amazonas Futebol Clube, em homenagem a rua onde a maioria morava. As cores escolhidas para o uniforme do clube foram o preto e o branco.

Construiu o seu campo de futebol na Avenida Ana Costa próximo a linha do trem, em um terreno localizado nos fundos do Hotel Ouro Branco e do Depósito de Materiais Carvalho Grilo, existentes na época. Embora tivesse seu próprio campo, o Amazonas jogou muitas vezes na Vila Belmiro conforme mostram varias fotos do seu acervo. Isso aconteceu nos anos 50 e se deu em comum acordo com o Santos F. C. que administrava um Parque de Diversões na cidade, instalado ao lado do campo do Amazonas e que durante a temporada de férias recebia sempre uma grande companhia circense ao lado do parque, ocupando parte do campo. Durante o tempo que esse conjunto Parque de Diversões e Circo funcionava, o Amazonas F. C. mandava seus jogos aos domingos pela manhã na Vila Belmiro.

O Amazonas disputou o futebol varzeano até meados dos anos 70. Nesse período de suas atividades tinha sua sede em imóvel alugado na Rua Amazonas. Com o fim do futebol o ponto de encontro de seus associados passou a ser em sua Barraca de Praia onde praticavam como recreação o vôlei de praia e jogos de tranca e dominó. Anos depois sentindo a necessidade de retornar ao bairro os associados fizeram uma campanha em prol de conseguir sua sede própria, obtendo sucesso e hoje estão instalados na Rua Amazonas 65. Outra atração que deu fama ao clube foi a organização anual da tradicional Corrida das Cuecas desenvolvida nas ruas do Bairro sempre no dia 31 de Dezembro.

3 Comentários + Comente

  • Entrando no site do Amazonas, fiquei muito contente em rever os times famosos como na década de 1950, na qual ficou dois anos e meio invicto.
    Entretanto gostaria que fosse colocado mais fotos, pois não tenho muitas fotos (minhas ) no meu album para relembrar os bons e velhos tempo de futebol.
    Um grande abraço do ex-amazonense CLOVIS GUIMARAES QUEIROZ.
    Ribeirão Preto _SP
    TEL: 016-3911-7792

  • Feliz ano NOVO.
    Foi eu quem organizou a ultima corrida da cueca 1983 .Deveria postar fotos das corridas talvez no arquivo
    da Globo de SP deve ter eles sempre gravavam a corrida e as vezes a Record.
    Abraços BETINHO

  • Um grande abraço para todos da nossa turma do Amazonas de 1956. Abraço Denis Casado.

Gostou? Então deixe um comentário!

A Tribuna

O guardião da várzea santista

Login


who's online